Revista ESPM - jul-ago - Revolução Silenciosa - educação executiva como vantagem estratégica das empresas - page 105

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julho/agostode2013|
RevistadaESPM
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se impõe a cada momento, exigindo evolução contínua.
Quantomais oprofissional entender quenada é fragmen-
tadoeque todoequalquer input podecontribuirparaasua
educação que nunca cessa, maior será a possibilidade de
trilhar umcaminho de real aproveitamento.
Nesse contexto, a primeira e mais reconhecida ferra-
mentaparaaeducaçãocontinuadasãooensinoacadêmico,
os cursos de MBA, pós-graduação, mestrados e doutora-
dos. Ainda na linha da educação formal encontramos os
programas de desenvolvimento de liderança e os cursos
de extensão e capacitações distintas da área de atuação.
Outra ferramentamuito poderosa é o trabalho realizado
emequipe, cujo aprendizado decorre das trocas entre os
participantes, principalmente quando se dedicama pro-
jetos dosmais variados.
RamyShanaytá, no seu livro
Anatureza ensina
, eRamy
Arany, autora do livro
Visão gestadora
(ambos da Editora
KVT, 2008), trazemamelhor das ferramentas para a ver-
dadeira educação sustentável e continuada: aobservação
e a aprendizagem com princípios, mecanismos e leis da
natureza. Cadamovimentonatural ensinaagestão, acon-
vivência, o relacionamento, o comando e o foco.
Trabalhosmais individualizados comocoachinge tera-
pia, guardadas as diferenças significativas dessas duas
técnicas
uma mais voltada para o presente e o futuro
e a outra, para o entendimento do passado que impacta
o futuro
, contribuem bastante para a continuidade do
caminho da educação.
Vivências comamigos, familiares, crianças e animais,
contatos frequentesoupassageiros compessoasdasmais
diversasnacionalidades, etnias, valoresecrenças, alémde
toda e qualquer forma artística, pintura, música, dança e
canto, completamessa lista interminável de ferramentas.
Aeducaçãocontinuada trabalha a formaçãoamplaque
interage e integra o ser do líder, auxiliando-o no seu pro-
cesso de crescimento, embusca de umposicionamento
completo e sustentável.
Qual é o papel do líder?
O saldo disso tudo nos conduz ao último questiona-
mento: qual é o papel do líder nesse processo? Quando
um líder é responsável pela própria educação que sem-
pre continua, é tambémumárduo defensor da continui-
dade da educação dos seus colaboradores. É o primeiro
a se colocar favorável perante questionamentos e dúvi-
das da sua equipe, uma vez que estimula a solução pelos
próprios colaboradores, a partir da busca por respostas
significativas. É esse o líder que delega e desafia sua
equipe a ir além de suas próprias limitações, propondo
leituras, filmes, cursos, visitas e viagens enriquecedoras.
Esse profissional estimula o olhar de sua equipe para o
aprendizado contínuo, pratica o feedback como ferra-
menta de desenvolvimento, delega para desenvolver a
equipe e transforma todas as situações emmomentos de
aprendizagem. Orienta, reorienta, ajuda na transforma-
ção pessoal e aproveita os possíveis erros, como formas
de aprendizagem inigualáveis.
Emummundo líquido e fragmentado, essa postura é
muito bem-vinda e introduz ou reintroduz o conceito de
continuidade, que traz no seu bojo a sustentabilidade, a
profundidade e a juventude eterna dos inconformados
quenão tememamudança, pelocontrário, apoiame valo-
rizam o novo sem descartar o aprendizado adquirido,
comoumfertilizantequeproduz crescimentoe inovação.
Ao finalizar este artigo, percebo que ele mesmo con-
tribuiu para a continuidade do meu desenvolvimento e
deixa ainda várias portas entreabertas para seguirmos
com os questionamentos, as reflexões e os aprendiza-
dos. Sou grata à oportunidade de escrevê-lo e acrescento
esta ação às ferramentas de aprendizagem: escrever para
registrar torna o aprendizado palpável e mais concreto
no mundo líquido de Bauman.
Fátima Motta
Sócia e diretora da FM Consultores
e professora do Núcleo de Pessoas da ESPM
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