111
julho/agostode2013|
RevistadaESPM
acadêmicodosprofissionaisdeeducação, proporcionando
odesenvolvimentodopensamento, davisãohumanística
e da ação estratégica para a realidade brasileira. Também
éessencial criar umcentrodepesquisaeducacional avan-
çado nas linhas de liderança e gestão acadêmica.
Para uma escola atender aos quesitos da educação
continuada, ela precisa reunir e dinamizar quatro
conceitos fortes: ser um centro vivo de aprendiza-
gem renovada, focada no desenvolvimento humano
e profissional; trabalhar a liderança como conceito
universal, um atributo básico ao sucesso de qualquer
empreendimento (
ainda hoje é o título mais publicado
no mercado editorial, depois da Bíblia
); entender que
a educação expressa o sentido da vida e vislumbra
horizontes, prepara o voo; e investir em gestão, sendo
capaz de dirigir, integrar líderes, focar objetivos estra-
tégicos, táticos e operacionais, montar estrutura e
processos para a plena satisfação dos clientes (edu-
cadores e educandos).
Entreasreflexõessobrearealidadebrasileiraqueexigem
aconcepçãoeaefetivaçãodanovaescolaestáa tristecons-
tataçãoda incidênciadeescolas tradicionaisque “fecham
asportas” por gestãoobsoletademodeloedas técnicasde
administração corporativa e educacional, e consequente
inadequação dos quadros direcionais e técnicos. Além
disso, todos os diagnósticos socioprofissionais apontam
acarênciadequadrosqualificados edemodelosdegestão
estratégica como entraves aodesenvolvimento.
Outroponto fracoéacarênciadeprofissionais superio-
res, com visão humanística, estratégica e competências
executivas, em todos os setores da economia e da admi-
nistração, umreflexonegativodeumaeducaçãosuperada.
Mudou o cenário internacional, mudou o Brasil,
mudaram os desafios, mas o nível das exigências de
Modelo
Características
Escola proativa
Estratégica e empreendedora, a nova escola deve seguir a linha da plena realização humana, privilegiando
valores éticos de dignidade, solidariedade e cidadania, como os fundamentos de uma sadia profissionalização
Papéis organizacionais
com instrumentação
eficaz
• Conselho pedagógico: discussão e consenso sobre as dimensões educacionais estratégicas e investimentos
• Diretoria: modelo de gestão participativa e integradora
• Orientadores: integração dos orientadores técnicos, educacionais, profissionais e psicológicos
• Docência: integração global dos professores e alunos
• Alunos: participação comunitária (interna e externa – voluntariado), com foco na ética e na cidadania
Liderança
Capacitação dos líderes, sob o conceito ”líder de líderes”, numa comunidade vivencial de liderança
Linhas gerais
da educação
Os caminhos da educação diante dos desafios do nosso tempo. É preciso analisar quais são esses
desafios e o que se espera da escola. Avaliar também os avanços do pensamento pedagógico
e como a escola decodifica-os para a aplicação, por meio do diálogo interno e com a sociedade
Gestão
Modelo deve ser focado em uma administração integrada, no desenvolvimento do pensamento, visão
e ações estratégicas, em um novo papel da área de RH (renovação humana X recursos humanos), no papel
do gestor-líder, que alia conscientização, participação, integração, criatividade, inovação e renovação contínua
Perfil
Concepção pragmática e moderna de controle, avaliação, desempenho e renovação
Instrumentos da escola
integrada
• Comitê educacional, reunindo as lideranças para pensar e repensar estrategicamente a escola
• Oficinas de liderança, para preparar os líderes para o exercício do pensamento estratégico e o treino
de suas habilidades específicas
• Pesquisa de valores e clima motivacional, para detectar indicadores de desintegração e de insatisfações
• Fórum de reflexão estratégica para o levantamento e a validação de diagnósticos e das linhas de ação
estratégicas à base dos instrumentos
Balanço Situacional
e
Mapa de Formulação da Estratégia
• Planejamento pedagógico estratégico, realizado a várias mãos, como excelente fator de integração,
além de imprescindível diretriz para direcionar ações a objetivos e resultados, eficazes e renovados
Escola–novoconceito, novagestão
Confira alguns pontos que identificam a dinâmica de vitalidade da escola ideal para o século 21