Revista ESPM - jul-ago - Revolução Silenciosa - educação executiva como vantagem estratégica das empresas - page 104

Liderança
104
Revista da ESPM
| julho/agostode 2013
Para responder a essas inquietações, alguns aspectos
precisam ser considerados. O primeiro deles é que a edu-
cação continuada depende fundamentalmente de esco-
lhas individuais que enderecem o profissional para um
olhar verdadeiro em relação a seus objetivos pessoais e
profissionais. Esse é um aspecto desafiador para a maio-
ria dos executivos. Em22 anos, atuando como consultora
e professora, observo certa dificuldade dos profissionais
na definição clara de seus objetivos, o que os torna reféns
deescolhasquenãosão feitaspor eles.Ouseja, líderescon-
duzidos apenas pelo status ou pela remuneração custam
fazerescolhasadequadasemrelaçãoàsuaeducação,aessa
modalidadechamadadecontinuada. Tendemaparticipar
de programas que a empresa define, semaproveitá-los na
suatotalidade,pelapoucaconsciênciadarelaçãoentreeles
e suas escolhas pessoais.
Isso significa que o processo de educação continuada
começadentrode cadaprofissional enão fora. Édentrode
cada líder que se inicia a escolha de continuar o processo
deeducação, por ter consciênciadascompetênciasque lhe
falta para “ser” um líder. Essa característica é encontrada
nos buscadores, nos líderes que conseguementender que
nunca estão prontos e que o processo de aprendizagem é
contínuo, independentementedasexperiênciasoucursos
que já vivenciaram. Para essas pessoas, auto-observação,
percepção dos movimentos do ambiente e do mercado e
feedbacksão indispensáveis. Sabemolharparasimesmos
e para suas necessidades de desenvolvimento e buscam
satisfazê-las o tempo todo. Para isso, além da escolha já
mencionada, que é de dentro para fora, há a necessidade
de foco, planode ação e atençãomuito aguçada.
Mas para que serve a atenção?Elapermite que a educa-
çãoaconteçasempre,nasmaisemenosevidentessituações
de aprendizagem. A atenção permite que estejamos aber-
tos a tudo que nos cerca, para fazer da vida ummomento
de aprendizagem. Sinto que algumas pessoas, lendo esta
afirmação, achem-na poética demais, porém afirmo que
estepensamentoéumimensoengano. Pessoasqueseper-
mitemumaposturadeeternoaprendizconseguemdesen-
volver a educação continuada na prática de forma muito
maisobjetivaeprodutiva.Aescolhadomelhorprogramade
pós-graduação,mestrado, doutoradoecursosdeextensão
fazpartedeumtodoque se comunica, interdependente, e
não de algo fragmentado. Pessoas que desenvolvem essa
posturasão identificadas comfacilidadenas salasdeaula.
Sãoasque têmperguntas interessantes, sãopresentesnas
discussões, nos trabalhos extraclasse, trazem reflexões
interessantes e percebem, ao final, que deram um salto
significativona vida profissional e pessoal.
Então, para a primeira reflexão, fica a resposta: não
é responsabilidade da empresa a educação continuada
do seu executivo. O papel da corporação é disponibili-
zar ferramentas pelas quais o líder possa se conhecer e
reconhecer, tais como avaliação de performance e com-
petência, propiciar ambienteabertodecomunicaçãopara
que o feedback aconteça sem dificuldade e programas
com conteúdos significativos, complementares e pro-
fundos para que possam ser frequentados por escolha
individual. Daí a importância de a empresa acompanhar
o desenvolvimento de seus líderes e ajudá-los para que
esse caminho seja trilhado compersistência e continui-
dade, com a possibilidade sempre presente de retorno
prático das aprendizagens realizadas.
Tal constataçãonos levaaumasegundapergunta: como
obter real aproveitamento da educação continuada? Isso
acontece a partir da consciência de onde se quer chegar e
da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos para
que resultem em produtos, decisões, ações, resultados,
felicidade e preenchimento. Assim, cabe ao líder obser-
var-se continuamente paranãodesenvolver uma postura
de estudante profissional, ou seja, aquele que faz todos os
cursosqueaparecem,masnãoaplicanada. Planejamento
da aplicação prática do aprendido faz parte da educação
continuada. Nesse sentido, cursos, programas euniversi-
dades quemesclamtécnicas diferenciadas ajudamnesse
processo.Umexemplodissosãoosprogramaspresenciais
ou a distância quemesclamcoaching individual presen-
cial ouadistância, paraauxiliarnaeliminaçãodedúvidas
e implementação do conteúdo aprendido. A sustentação
doconteúdoapresentadocomodirecionamentode textos
e livros, após a realização do programa tambémfavorece
o aprendizado. O reconhecimento da empresa pela evo-
lução do líder e o espaço para que isso aconteça tornam
eficaz e sustentável o processo. Ou seja, líder e empresa
trabalhando emconjunto para a efetiva continuidade da
educação potencializam o sucesso desse princípio vital
nos nossos líquidos tempos modernos, onde a mudança
O líder que de fato entende seu papel
eleva seus colaboradores a outro
patamar, ao expandir, potencializar
e ampliar o caminho da equipe
1...,94,95,96,97,98,99,100,101,102,103 105,106,107,108,109,110,111,112,113,114,...160
Powered by FlippingBook