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julho/agostode2013|
RevistadaESPM
da convivência grupal. Nãohá educação semamor, viven-
ciadocomoprincípiodaordemedadisciplina.Outroponto
de extrema importância é a felicidade
—
o sentido de rea-
lização pessoal ao contribuir solidária, criativa e inova-
doramente à realização social. Ela tambémprecisa estar
focadana construçãodoperfil do estrategista/renovador
—
a visão construtiva e transformadora da sociedade. Tra-
balha ainda no desenvolvimento do empreendedor
—
as
habilidades emtransformar ideias emrealizações criati-
vas e inovadoras. Em síntese, ter uma escola ideal signi-
fica desenvolver líderes de líderes.
Pensar é questionar
Alguns dirigentes escolares abominamquestionamen-
tos incômodos porque, inconscientemente, sonhamcom
uma escola onde não exista nemprofessor nemaluno...
Mas pensar é questionar, analisar criticamenteuma situ-
açãoe tomar umadecisão. Portanto, pensar é educar para
a liberdade e responsabilidade, pois são estas as condi-
ções básicas à capacidade de decidir bem. Éumprocesso
de crescimento em espiral, que, ao renovar-se, amadu-
rece quem a ele se submete. A escola é isto: um centro
experimental de pensamento embusca damaturidade.
Desse modo, identifico seis pontos fortes a serem
considerados no âmbito escolar: 1) A disponibilidade
de espaço e tempo para ouvir alunos e professores, no
sistema de portas abertas, e que os professores tomem
a iniciativa de aprender a ouvir os alunos. 2) Clima de
receptividade e compreensão entre dirigentes, técni-
cos, professores, auxiliares e alunos, desenvolvendo o
sentimento e a convicção de que constroem juntos uma
nova realidade. 3) Efetivo envolvimento dos alunos em
atividades extracurriculares relevantes à sociedade
—
é
imprescindível uma escola de portas e janelas abertas. 4)
Apossibilidade de os professores intercambiaremexpe-
riências, evitando as situações típicas de isolamento,
com cada professor na “sua”, mal se conhecendo. 5) A
transformação da sala de aula em um ambiente praze-
roso, emumcentro de convergência educacional: antro-
pológico, psicológico, assistencial e recreativo. Nada a
ver com indisciplina, desrespeito e confusão. Uma rela-
ção respeitosa é fruto da confiançamútua, da autoridade
aceita e não imposta. 6) Por último, a relação professor/
aluno implica estabelecer “contratos pedagógicos” com
Durante anos, aRede
Globo investiuno
projetoAmigos da
Escola, como objetivo
de fortalecer o ensino
na escola pública, por
meio do envolvimento
de professores,
alunos, familiares
e comunidade. Em
abril, a iniciativa foi
substituídapeloGlobo
Educação, que aborda
o tema educação em
várias áreas daGlobo
divulgação