março/abrilde2013|
RevistadaESPM
87
Esses modelos de empreendimentos sociais são alvo
de estudos, apoio e desenvolvimento de muitas organiza-
ções, como Ashoka, Artemísia, Fundação Avina, a própria
Fundação Schwab e a Fundação Skool. Tais organizações
financiamossonhosdessesempreendedoresatéatingirem
umarealidademaissustentável.AArtemísia,porexemplo,
possui a Aceleradora de Impacto, que ajuda a qualificar es-
sas organizações e empreendimentos que estão iniciando
suas atividades para receber investimentos significativos.
A Ashoka possui uma rede mundial emmais de 60 países
parapromover o intercâmbiode informações, colaboração
edisseminaçãodeprojetos entreosmais de3,5mil empre-
endedoressociaisemtodoomundo.Enfim,essasorganiza-
ções são semeadoras de empreendedores sociais para que
o conceito seja cada vezmais disseminado e conduzido de
umamaneira orientada, orgânica e pragmática.
Hoje, o Brasil tem muitos cases do bem que mostram
como o empreendedorismo social está ganhando corpo e
credibilidade perante omercado de trabalho, por meio de
suas realizações. Somam-se a isso o fator pessoal, a satis-
fação,arealizaçãodaspessoasenvolvidaseoalinhamento
com os valores culturais e sociais de uma comunidade.
Nummundo emque o conceito de felicidade se distan-
cia exponencialmente da capacidade de amealhar renda
e do poder econômico, político e social, o empreende-
dorismo social se apresenta como uma alternativa real
para o indivíduo e para a sociedade. Emais: permite que
os saberes adquiridos durante uma vida sejampostos em
prática, voltados, todos eles, para o bem comum.
A cada um resta encontrar a causa que se ajusta ao
seu perfil, acreditando na capacidade de transformar o
mundo. Ocaminho? Tornar-se umempreendedor social.
Ismael Rocha
Diretor acadêmico e professor da ESPM-SP
Marcus Hyonai Nakagawa
Professor da graduação e pós-graduação da ESPM, sócio-diretor
da iSetor – gestão integrada e diretor-presidente da Associação
Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade (Abraps)
Trabalhodo InstitutoChapadadeEducaçãoePesquisa
buscamelhorar aqualidadedaeducaçãopormeiodo
apoioà formaçãocontinuadadeeducadoresegestores
educacionais, alémdamobilizaçãode redes colaborativas
divulgação