Revista ESPM - março-abril - Empreendedorismo. O grande sonho brasileiro. - page 95

março/abrilde2013|
RevistadaESPM
95
Vácomafacanosdentes!
Por Alexandre Teixeira
Fotos: Divulgação
O
engenheiro eletricista carioca Flávio Jansen é conhecido no meio
empresarial como cofundador e ex-presidente do Submarino, um dos
primeiros grandes sites de comércio eletrônico do Brasil. É, também,
umdos arquitetos de sua fusão coma Americanas.com, em2006, que
deu origem à B2W, e encerrou seu ciclo na companhia. Depois de um período de
seis anos como investidor-anjo, financiando empresas ainda em estágio inicial de
crescimento, Jansen voltou a virar notícia no final de janeiro, quando foi nomeado
CEOda Locaweb, uma empresa nacional de hospedageme infraestrutura para sites.
Curiosamente, substituiu um empreendedor como ele próprio
Gilberto Mautner,
cofundador da Locaweb, que segue na companhia como membro do Conselho de
Administração e dos comitês de tecnologia, de inovação e de produtos.
Jansen avalia que, nos quase 15 anos desde que criou o Submarino, o ambiente
para empreendedores no Brasil mudou bastante. Para melhor. O aumento da oferta
de recursos para empresas jovens democratizou a possibilidade de empreender. De
quebra, aumentou a concorrência. “Damesma forma que, se a ideia é boa, você pega
mais dinheiro, o cara do seu lado pega dinheiro também”, afirma. “O
timing
é bem
mais duro.” Para ele, o Brasil ainda não é “amigo do empreendedor”. Mesmo assim,
oferece umambiente institucional melhor do que o de outros países emergentes.
Jansen hoje é executivo. Voltou a ser empregado, como no início da carreira
na
Victor Comunicações, onde gerenciava redes de satélites. Mas diz que sempre se
sentiu dono dos negócios por onde passou, independentemente de estar ou não no
grupo de controle e mesmo do cargo ocupado. “O CEO, de certa maneira, é menos
dono do que os diretores. Porque acaba tendo que contemporizar”, afirma. “É me-
lhor você abrir espaço. Se não, as pessoas vão embora.”
Seu conselho para novos empreendedores querendo se destacar na multidão?
“Ache umamaneira barata de fazer marketing”, recomenda. “Escolha umnicho, um
segmentomenor e tenha consciência de que seu dinheiro é escasso.”
1...,85,86,87,88,89,90,91,92,93,94 96,97,98,99,100,101,102,103,104,105,...164
Powered by FlippingBook