Janeiro_2002 - page 27

Revista daESPM –Março/Abril de 2002
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atuaisgeralmenteestão ligados aobjeti-
vos de controle, são analisados no con-
texto dos orçamentos, há uma visão de
análise funcional e os indicadores estão
isolados do contexto estratégico.
Com oBSC passamos a um sistema
de
feedback
estratégiconoqual o foco é
a aprendizagem (testar a estratégia), o
contextoéaestratégia formulada, opro-
cesso de gestão é baseado em equipes
com responsabilidadescompartilhadase
os indicadores espelham o comporta-
mentodos vínculos estratégicos de cau-
saeefeito.Vejamadiferençanosmode-
los expostos nas Figuras 7 e 8.
Conclusões
Nos dias de hoje, oque de fatodife-
renciaasorganizações?Se fizermosuma
breve reflexão, provavelmente, nossa
resposta a essa questão estará atrelada a
benefícios intangíveis.
Se formosmais fundo,verificaremos
queoquediferenciaasorganizações tem
avercomseumodelodegestão.Ouseja,
como essa organização gera valor para
seus clientes.
Agora façamos uma reflexão sobreos
desafiosparaseusgestores.Comomedire
justificar aos diversos públicos de interes-
sedasorganizações:osgrandesinvestimen-
tos que devem ser feitos em sistemas de
informação, treinamentos,
know-how
; a
necessidadecadavezmaiscrescentede se
premiar os talentos e remunerá-los de for-
maateremmaiorparticipaçãonovalorque
eles, comseuconhecimento, ajudamacri-
ar. Vejaquenãoestamosmais falandoem
ativos tangíveis.Oconcretocadavezmais
representa menos valor para as organiza-
ções.A gestão demarcas, patentes,
know
how
, conhecimento são de fato o que fa-
zeme farãoadiferença.
O fatoéqueasorganizaçõesnãopo-
demprocederauma revisãoprofundaem
seus sistemas de acompanhamento,
gerenciamento e planejamento. Terão
quebuscaruma formamaisadequadade
gerenciaremedirovalorgeradoporseus
ativos intangíveis.
Focogerencial:moveremdireçãoàestratégia
Achaveéhabilitaragerênciaparafocarotempodereuniõesnasquestõesestratégicas
PRESENTE
(Aprendizadomovidoaevento)
Reverquestões
everquestões
estratégicas
(30%)
Discutir
implicações
(30%)
Rever
desempenhos
passados
(40%)
REUNIÃODE
REVISÃO
TRIMESTRAL
FUTURO
(Aprendizadocontínuo)
Reverquestões
estratégicas
(60%)
Discutir
implicações
(30%)
Rever
desempenhos
passados
(10%)
REUNIÃODE
REVISÃO
ESTRATÉGICA
TRIMESTRAL
• Fornecer
inputs
paraas
questões estratégicas
atualmente trabalhadas
• Diálogoa respeitodo
desempenho
- explicar anomalias
- sugerir soluções
- identificar questões críticas
• Identificar questões
estratégicas para
discussão napróxima
reunião dogrupo
• Rever dados de
desempenho
(disponíveis
on-line
)
ENTREASREUNIÕES
Input
(recursos)
Output
(resultados)
IniciativaseProgramas
Figura6
ORÇAMENTO
OPERAÇÕES
output
(resultados
)
Loop
degestão
dasoperações
Recurso
Revisão
Input
(recursos)
Iniciativaseprogramas
Figura7
Oproblema: Faltaprocessoparagerenciamentoeestratégia
1...,17,18,19,20,21,22,23,24,25,26 28,29,30,31,32,33,34,35,36,37,...103
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