Julho_2002 - page 96

106
Revista daESPM – Julho/Agosto de 2002
InstitutoEthosdeEmpresaseResponsabilidadeSocial
Criado para "ajudar as empresas a compreender e incorporar o conceito de
responsabilidadesocial nocotidianodesuagestão",defineapráticada responsabilidade
social como caracterizada "pela permanente preocupação com a qualidade ética das
relaçõesdaempresacomseusdiversospúblicos–colaboradores, clientes, fornecedores,
meio ambiente, comunidades onde estão inseridas e poder público".
Fundado em 1998, por iniciativa de um grupo de empresários, o Instituto reúne,
hoje, mais de 800 empresas associadas, cujo faturamento somado ultrapassa 25% do
PIBbrasileiro. Essasempresasestão interessadasem conhecer ferramentasdegestão
quepossamauxiliá-lasna revisãodesuaspráticaseoperaçõescotidianasporquesabem
que precisam fazê-las de forma ética.
Dentro de uma filosofia de criação de redes através de parcerias estratégicas, o
InstitutoEthos trabalha com três linhas principais de atuação:
Mobilizaçãonosetorprivado
–produçãode ferramentasparaagestãoempresarial,
produção de informação, pesquisa e indicadores na área da responsabilidade social
empresarial emnível nacional e internacional.Nessa linha,destacam-seatividadescomo
criaçãode indicadoresde responsabilidadesocial,promoçãodeeventos,cursos,palestras
eseminários, reuniõesmensaiscomosassociados, umaconferênciaanual paradebater
o tema e a conjuntura nacional e uma campanha demídia anual.
Mobilização para a sociedade em geral
– participação e promoção do diálogo
com imprensa, entidades, associações, federações e ONGs, instituições de ensino e
governo, para identificar e ampliar potenciais linhas de ação. Nessa frente de trabalho,
destacam-se parcerias e alianças estratégicas firmadas com diversos atores sociais, o
PrêmioEthosdeJornalismo, oPrêmioEthosValor –para trabalhosacadêmicos eduas
redes de discussão– aRedeEthos de Jornalistas e aRedeEthos deProfessores.
Produçãode informação
–pesquisaanual EmpresaseResponsabilidadeSocial –
PercepçãoeTendências doConsumidor,manuais temáticos, divulgaçãoeproduçãode
conteúdos e um
site
na Internet. Coleta e divulga dados e casos desenvolvidos pelas
empresas e promove intercâmbio com entidades internacionais líderes no tema da
responsabilidade social.
Sobre as atividades do InstitutoEthos
1.O trabalhodeorientaçãoàsempresasé voluntário, semnenhuma remuneração.
2.Não fazconsultoria,nemcredenciaprofissionaisaoferecerserviçosemseunome.
3. Não fornece certificados nem "selos" de responsabilidade social.
4. Só permite que empresas ou outras entidades utilizem a logomarca do Instituto
mediante autorização por escrito.
Endereço: R. Francisco Leitão, 469 – Cj. 1407 – São Paulo
Tel. 3897-2400
Site:
1...,86,87,88,89,90,91,92,93,94,95 97,98,99,100,101,102,103,104,105,106,...120
Powered by FlippingBook