Eram pessoasdodia-a-dia,que poderiam
ser encontradas na esquina. Estava
criada a telenovela brasileira.
A partirdaí,ogênero se firmou. A
qualidade técnica e a sofisticação de
imagens foram seampliando. A pesquisa
para identificação dos anseios dos
telespectadores transformou-se num
radar a identificar tendências de
comportamento na sociedade. A
telenovela representa hoje mais de 40%
daprogramaçãodo horáriodas 18às 24h
em dias úteis das principais redes
brasileiras de televisão. Às 8 horas da
noite, os problemas do brasileiro médio
são debatidos e comentados através de
seus heróis e anti-heróis, no chamado
Revista da ESPM
-
Maio/Junho de 1998
de Pedra
e
Vale Tudo.
- a literatura brasileira de época,
recuperando a memória nacional, como
em:
Grandes Sertões Veredas,
de
Guimarães Rosa,
Helena,
deMachadode
Assis,
O Tempo e o Vento,
de Érico
Yeríssimo e
Gabriela,
de JorgeAmado.
- a memória recente e a recupe–
ração de temas políticos. como em
Anos
Dourados, Anos Rebeldes
e
Agosto.
Em síntese. a telenovela
é
o
produtomais originaldamídia brasileira.
tendo-se transformado num sucesso
mundial pela qualidade de sua
dramaturgia e produção cuidadosa. A
novela exportao retratodo BrasiIde hoje
para 128 países, daAlemanhaàNigéria.
/f
jornalismo, emoção e razão formam
duas faces de uma mesma moeda.
Dessa fusão surge o jeito brasileiro
de olhar o mundo. A jane la nos
permite olhar para fora. O espelho
permite que vejamos a nós mesmos.
Ao olhar, aomesmo tempo, no espelho
e através da janela, descobrimos quem
somos e quem são os outros. em que
somos iguais e em que
somo~
di fcrcntes. Estabelecemos uma
identidade.
Poucos países do mundo
conseguem que sua mídia reflita sua
identidade comessa força. Em primeiro
lugar os Estados Unidos: I00% de sua
programação nas grandes redes no
horário nobre
é
total–
mente americana. Em
Ao contrário dos Estados Unidos, onde a televisão
é
filha
do cinema, no Brasil ela veio do rádio.
segundo lugar o Brasil:
85% de sua progra–
maçãoem horário nobre
"horário nobre". Durante 34 anos, mais
de500 títulos foram postos no ar.Milhões
e milhões de pessoas a se defrontar com
um espelho - e através de um processo
interativo de aceitar e rejeitar os traços
apresentados, conforme traduzamou não
algoque lhesé intimamentecaracterístico.
passam aexplicar sua identidade.
As telenovelas e minisséries
encontraram várias linguagens e
caminhosparaexplorar aalmaeconstruir
esse espelho em que todos nós nos
refletimos:
-a temática regional, fazendo com
que hábitos, falas, crenças e histórias
típicasde uma regiãoencontrem seu lugar
no imaginário nacional. Exemplos
excelentes foram as novelas
Tieta
e
A
indomada.
- a sátira surrealista e fantástica,
explorando questões essencialmente
brasileiras através do humor e do
absurdo, como em
Saramandaia, Que
Rei Sou Eu?, Roque Santeiro
e
O Bem
Amado.
- a crítica social, a denúncia e os
temas sociais, comoem
OEspigão, Selva
Se a comunicação de massa é
espelho, é também janela. Através
dela, o brasileiro começou a ver o
mundo e os fatos da sociedade à sua
volta. Até o advento da televisão. as
informações estavam restritas aos
jornais, aos noticiários de rádio e às
revistas. O jornalismo da televisão
passou a ocupar o papel de
info rmante em prime ira mão,
deixando aos jornai s e revistas o
importante papel do aprofundamento
e da discussão. O jornali smo ocupa
hoj e o segundo lugar na progra–
mação regular e audiência das
principa is emissoras, com mais de
20% da ocupação em horário nobre,
além de entrar no ar imediatamente
em qualquer emergência. Além disso.
a cobertura jornalística dos grandes
temas e dramas nacionais. ao integrar
toda a população brasileira, reforça
o sentimento de participação e cria
assunto para o debate no seio da
família, no trabalho e na rua.
A mídia é, em síntese. espelho
e janela. Ficção e realidade. novela e
é
formada por produtos
totalmente feitos no
Bras il, com base no
gosto e na realidade brasileira.
Os
Efeitosdacomunicação
de massa no Brasil
Com essa dimensão e com essas
características, a importânciademídia na
sociedade brasileira tem sido enorme.
Gostariadedestacar trêsdelas: os efeitos
na linguagem, nas formas tradicionaisde
cultura e a mídia como instrumento de
ação social.
Comecemos pela questão da
linguagem. Dos grandes países em
extensão tenitorial,apena<>Brasil.Austrália
c EstadosUnidos falam uma línguacomum
em todo o território nacional. e este é um
patrimônio incalculável. Evidentemente,
não foi amídiaacausadoradessa situação
no Brasil, mas certamente ela muito
contribui para sua consolidação. Através
da mídia os diferentes falares brasileiros
seaproximam, asexpressões regionaissão
apropriadas pelo novobrasileirocomo um
todo e produz-se uma signi ficativa