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Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2001
Em função dessas diretrizes, o cur-
so de pós-graduação
latu sensu
conso-
lida-se, surgemcursosdecurtaduração
especiais (“intensivos”), cursos fecha-
dos para empresas e outras iniciativas,
voltadas ao novo público de “gerência
eprofissionaisdenívelmédio”.OQua-
dro2mostraaevoluçãodoscursosnes-
sa década.
O cursode
Administração
Ainda no ano de 1989, a professora
LauraGallucci
3
, juntamentecomospro-
fessores Miguel P. Caldas e Francisco
Vinci
4
, recebe a incumbência de organi-
zar o primeiro curso deAdministração,
voltadoparaoMarketing.Umcursocom
o diferencial de equilibrar em seu corpo
docente profissionais de mercado com
professores de alta titulação.
Comoprosseguimentodesua linhade
transformar-senumaEscoladeNegócios
orientada para o mercado, a ESPM ini-
Em1989, a escola inaugura sua sede
própria, onde se localizahoje, emprédio
especialmente projetado para ela por
UbaldoCarpegiani,arquitetoespecializa-
do em prédios escolares. Nessa ocasião,
a administração da escola já conta com
Quadro2
Lançamentosde cursosnaESPMnadécadade80
certograudecomplexidade: ao ladodo
presidente, há um diretor administrati-
vo-financeiro,umdiretor-vice-presiden-
te, um diretor de cursos superiores (fa-
culdades), uma diretora e uma vice-di-
retora para a pós-graduação, entre ou-
tros cargos, que mantém em funciona-
mento seis tipos de cursos, e ainda os
departamentos técnicos, englobando
mais de 2.660 alunos regulares (
Propa-
ganda
, 1989:7).
Para a primeira década do Século
XXI, aESPM já temumnovo conjunto
dediretrizes, consubstanciadonasestra-
tégiasmostradas noQuadro3, abaixo.
Quadro3
Estratégiasde longoprazo (1995-2000) daESPM
1. Ampliar abasede atuação. A Escola começou, hámuitos anos, comouma EscoladeCo-
municação, voltadapara a Propaganda epara oMarketing. Caminha, cada vezmais, para se
tornarumaEscoladeAdministraçãoorientadaparaomercado, comênfaseemPropagandae
Marketing.
2.Ampliarosníveisdeatuação.Atéagora, aEscola tempreparado jovensparacargos iniciais
edemédiagerência. Semperderessesnichos, éprecisopassaraprepararpessoasque sedesti-
namàaltagerênciaeàdiretoriadasempresas.
3. Ampliar o focodeatuação. Semdeixar depreparar os especialistas, quehoje se formam
na Escola, é preciso voltar a atenção para o preparo de pessoas aptas a pensar em termos
globais ea combinar emoção, intuiçãoe razãona suaatividadedecisória.
OttoScherb
Fonte:
Propaganda
(1989:9).
Curso/Programas
Cursodepós-graduaçãoemMarketingnaNova
Diretriz (módulos independentes)
CursoBásicodePropagandaeMarketing
CursodePós-GraduaçãoemMarketingnaESPM-Rio
CursodePós-GraduaçãoemMarketingemPorto
Alegre (ESPM/ADVB)
CursodePós-GraduaçãoemPropaganda
PlanejamentoeGerenciamentoEstratégico–
ProgramadeDesenvolvimentoOrientado
paraoMercado
Aprovaçãodonovo curso superior, Administração
deEmpresas, comenfoquenaAdministraçãode
Marketing
Ano
1982
1983
1984
1986
1987
1989
1989