Setembro_2001 - page 41

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Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2001
implicam técnicaseducacionais: recrutar,
selecionar, planejar, estabelecer estraté-
gias, treinar, avaliar, integrar, conquistar
clientes, desenvolver oportunidades.
Numa sociedademarcada pela veloci-
dadeepordecisõeságeis, osmétodoscon-
vencionaisdeensinonãoresolvem;nemnas
salasdeaula,muitomenosnaempresa.
É imprescindível uma instrumen-
taçãodinâmica, inseridanoprópriocon-
texto de trabalho. Daí a metodologia
interativa que concebemos à base do
Gerente-Educador e tendopor cenárioa
própria realidade de trabalho.
cuja importância definimos através da
proposição:
estratégia todas as empre-
sas têm; Estratégia de Empresas, pou-
cas
. Quer isso dizer que, diante dos de-
safios naturais de mercado e das crises
conjunturais, todas as organizações e
mesmo as pessoas armam estratégias de
intervenção, reativas oumais reflexivas
e até altamente sofisticadas. Estratégia
deEmpresa todavia, significa uma con-
cepção integrada por filosofia, políticas
e estratégias, ou seja:
• possuir verdades comuns (valores,
crenças, princípios éticos);
• políticas comuns (orientações cla-
ras e aceitas);
• estratégias comuns (linhas de
ação assumidas por consenso para a
ação coerente e eficaz).
É a Estratégia de Empresa que co-
munica identidade, consistência interna
e conceito público. Como corolário,
equacionamos quatro dimensões carac-
terísticas e integradas às organizações
que possuemEstratégia deEmpresa:
EmpresaProfissionalizada
–não é
aquela que tem, simplesmente, profissi-
onais competentes,masque fazdacom-
petência traçopeculiar deações integra-
das, interna e externamente. Para tanto,
cria-se a cultura do profissionalismo à
base de verdades, políticas e estratégias
comuns.
EmpresaDescentralizada
– adele-
gaçãodeautoridadeé fundamentalàsge-
rências para superarem suas limitações
e promoverem o desenvolvimento das
equipes e da organização. Portanto, a
descentralizaçãoé requisitoessencial às
organizações para tornarem-se flexíveis
eajustáveisàsexigênciasdomercadoem
transformação.
EmpresaModerna
– não omoder-
nismo de fachada, mas a modernidade
autêntica, fundada na inovação e na re-
novação. Homens e organizações reno-
vando-se continuamente.
EmpresaHumana
– não há desen-
volvimento sem valorização humana.A
preocupação comobem estar e a felici-
dade ganha sentido estratégico, hoje,
onde os grandes desafios e complexida-
“Integraras
lideranças éo
esforçoeessencial
paraquehaja
consistência
doutrinária,
coerência
estratégicae
permanênciana
missão, como
garantiaà
perpetuidade.”
Renovação
Interativaa
Distância
Possibilitar a
renovação de todos,
todo o tempo, aomesmo tempo
, é reali-
zar plenamente o ideal da
Renovação
Contínua
. Renovação Interativa a Dis-
tância é uma tecnologia que visa a eli-
minar as distâncias (mais psicológicas
do que espaciais) entre gerentes e
gerenciados. Consiste em usar uma
metodologia interativa de ensino a dis-
tância e recursos que facilitem ao exer-
cer no trabalho técnicas pedagógicas.
Usando dos recursos da Internet, a
metodologia privilegia as ações
presenciais por sua força integradora.
A seqüênciadepassospara implanta-
çãodametodologiapodevariardeacordo
com as peculiaridades de cada organiza-
ção, mas, em essência, é a seguinte:
1.º passo:
Seminário de Sensibiliza-
ção
para fixar os conceitos básicos ede-
talhar ametodologia, diagnosticar proble-
maseestabelecerprioridadesdeconteúdo.
2.º passo:
Treinamento de Grupos
sobre o papel da liderança, as funções
do gerente educador e as práticas reco-
mendadas pelametodologia.
3.º passo:
Envio Sistemático dos
Módulos deAprendizagem –
conteúdos
selecionados, em linguagem induzida à
aplicação, para estudo pelo gerente.
4.ºpasso:
ReuniãodoGerentecoma
suaEquipe
para leitura emgrupo, refle-
xões e debates, conclusões, elaboração
de projetos e aplicação experimental.
5.º passo:
Gabinete de Consultas.
Todas as dúvidas e sugestões são enca-
minhadas àCoordenaçãoGeral doPro-
grama, que oferecerá respostas perso-
nalizadas ao consulente.
Exercícios : os questionamentos,
casos e problemas sugeridos nos
módulos são respondidoseencaminha-
dos à Coordenação Geral para análise
e respostas personalizadas, com apre-
ciação e recomendações.
6ºpasso:
ReuniõesdeReforço.
Perio-
dicamente, são realizadas reuniões
gerenciais de reforço conceitual e
metodológico,análisededificuldadesede
situaçõescríticas, comvistasnaatualiza-
ção e no enriquecimento do processo. O
sistemanaturalédinâmico,envolvidocom
asnecessidades reaisdaspessoasedaor-
ganização, demodo a se tornar um canal
preferencial à transmissão do conheci-
mentoedas emoçõesdosparticipantes.
Estratégiade
Empresa
Outro conceito que temos procura-
do enfatizar é
Estratégia de Empresa
,
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