Setembro_2001 - page 36

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Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2001
CursodeAdministraçãoem
Finanças
OcursocomênfaseemFinanças for-
ma um profissional especializado nas
mais sofisticadas operações domercado
financeiro, que conhece em profundida-
deo funcionamentodomercadodecapi-
tais da controladoria, das avaliações de
empresas e fusões e aquisições; além da
sólida formação emAdministração.
Para dominar omercado de capitais,
nossos alunos efetuam simulações em
computadores ligados
on-line
com a
Bovespa, acompanhando informações
reais em tempo real.
CursodeAdministraçãoem
GestãodeRecursosHumanos
OcursodeAdministraçãocomênfa-
seemGestãodeRecursosHumanos pre-
para o estudante para todas as fases da
gestão: recrutamento, seleção, política
de salários, desenvolvimento e carreira,
ensinando a administração estratégica
por processos, a gestão por competên-
cia, cultura e desenvolvimento organi-
zacional; sempre com uma visão estra-
tégica voltada para omercado.
Competências
Básicas, Cultura
eValoresda
ESPMna
Administração
Mas,oquefazdaAdministraçãoESPM,
ESPM?Em recentepesquisa realizadacom
professores,diretoresecoordenadoresdeárea
dos cursos deAdministração, investigamos
osvaloresorganizacionaissegundoosquais
ainstituiçãoépercebida,quaissãosuascom-
petênciasbásicas(
corecompetences
),equais
seriamas fontesdestascompetências.
Paraaobtençãodosdados, foram reali-
zadas entrevistas em profundidade e uma
dinâmica de grupo. Os professores elege-
ramcincocompetênciasbásicase trêsele-
mentosvalórico-culturaisda instituição.O
Quadro4 resumeasconclusõesdapesqui-
sa.
Apesquisadestacoucomoprincipal
valor daescola
seriedadeecompromis-
so
, citado em80%das entrevistas.
Comocompetências,nossa
expertise
emMarketing
, expressano
foconomer-
cado
em todas as atividades, equeé re-
sultado dos laços que aESPMmantém
com o próprio mercado – pois dele é
oriunda(
capilaridadesocial
).Emsegui-
da, ainda apontada como competência,
nossa característica de informalidade e
flexibilidade, que conferem agilidade
aos nossos processos de inovação.
Amissão da empresa, explícita no
documentoESPM (1996a), foiconfron-
tada com os entrevistados, que afirma-
ramunanimementeacreditarqueéoque
a escola faz, oupersegue.
Note-se que a transparência, ou a
identidade entre o discurso e a prática,
foiumdosvaloresobservadospelosen-
trevistados. Todos acreditam que, gos-
te-se ou não, a escola faz o que prome-
te. São capazes de fornecer exemplos e
históriasquecorroboramsuasopiniões.
Coerentementecom isso,oselemen-
tosarroladosnamissãoaparecemno le-
vantamento de competências, cultura e
valoresdaorganização–demaneiraque
reconhecer-se-á no Quadro 4 (acima) a
filosofia do enunciado da Missão da
ESPM:
“Consolidar-se, cadavezmais, como
um centrode excelênciade estudo, ensi-
no, voltado para a vanguarda do conhe-
cimento nas áreas de atuação da escola.
Nestesentidoo focodeveser aeducação
comqualidade,visandoatenderàsneces-
sidades e expectativas domercado e da
sociedade, demodo a assegurar aperpe-
tuação da escola.” (ESPM, 1996a)
A escola fala a língua domercado, e
age de acordo, pois são asmesmas pes-
soas –nãohá necessidade de umdiscur-
sodiferente da prática.
O resultadoépoucadiscrepânciadis-
curso-prática, o que é visto como trans-
parência, gerando comprometimento.
Esse comprometimento gera qualidade,
reforçandoos demais elementos.
A competência em termos de
Marketinge foconomercadoé frutodire-
to disto que aqui denominamos “capila-
ridade social”, ou seja, é proveniente da
inserção que a escola possui dentro do
mercadomesmo, através de profissionais
que lidam comMarketing eAdministra-
ção,edorelacionamentoqueaescolaman-
témcomempresas,maisdoquedeconhe-
cimento teóricode livros, oudepossepri-
vada deste ou daquele professor.
Fonte: Amatucci (2000)
Conteúdo
Marketing/FoconoMercado/
CapilaridadeSocial
Informalidade/Flexibilidade
Ambientepropícioà inovação/
comportamento inovador
Qualidadedeensino
TeoriaePrática/Ensinaquem faz
SeriedadeeCompromisso
Transparência/identidadediscurso-prática
Respeitoaoaluno
Caracte-
rística
Compe-
tências
Valores e
cultura
Quadro4
Competências, valores e culturadaESPM
Ocorrêncianas
entrevistas
67%
67%
53%
53%
53%
80%
60%
53%
1...,26,27,28,29,30,31,32,33,34,35 37,38,39,40,41,42,43,44,45,46,...98
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