Setembro_2001 - page 40

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Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2001
A Filosofia da Empresa não é uma
listagemdeconceitosabstratosemoldu-
radosnaparededosexecutivos,mas fru-
to da convicção coletiva, o que vale di-
zer:diretrizesnascidasdeampladiscus-
são entre as lideranças e consolidadas
paraque sejam a fontedaqual resultam
as formulações de todas as políticas
organizacionais.
Consistência,coerênciaepermanên-
cia
são palavras-chave.
Renovação
Contínua
Temos definido que uma empresa
saudável consiste em ter
homens em re-
novaçãonumaorganização em renova-
ção contínua.
É preciso manter as pessoas, mor-
mente o sistema de liderança, compro-
Para tera
imprescindível
visãode
oportunidades,
énecessária
a renovação
contínuaatravés
daeducação
contínua.”
metidas
com a renova-
ção, nummundo que
se transforma vertiginosamente. Ado-
tamos como diretriz a fala de um dos
personagens de Berthold Brecht:
é
preciso transformar o mundo, de-
pois é preciso transformar o mun-
do transformado.
A renovação contínua significa vi-
ver.A vida inteligente e bem-sucedida
só seviabiliza através do conhecimen-
to aplicado e renovado.
Éprecisoconhecer,
vivenciar, avaliar, enri-
quecer e reaplicar. É
umadinâmicadeapren-
dizagem permanente
quemantémpessoasde
organizações vivas e
empolgadas.
A
empolgação
é
uma palavra-chave.
Significa pessoasmoti-
vadas, entusiásticas, en-
volvidas e dispostas a
realizar, realizar e reali-
zar pela motivação e
pelo prazer do
autodesenvolvimento.
Realizar, realizando-
se. Daí resulta o
ser fe-
liz no trabalho
. A empolgação ex-
pressa a convicção e o sentimento da re-
novação contínua.
Quando tudo está sendo impulsiona-
dopor transformaçõesaceleradas,profun-
das e irreversíveis, a renovação contínua
é a segurança.Demanda aprendizagem e
reaprendizagens.
ComunidadeVivencial de
Aprendizagem/GerenteEducador
Numa organização integrada, todos
sãoeducadoreseaprendizes.Todosensi-
nam e aprendem o tempo todo.
A empresa torna-se, rigorosamente,
uma comunidade vivencial de aprendi-
zagem quando há estímulo à participa-
ção, atravésdaatitudeeducativadasge-
rênciasedaaberturadecanais informais
de comunicação.
Nessa linha, temos defendido como
essencial à eficácia em gerência o con-
ceito de Gerente Educador. Temos con-
vicção de que
ou o gerente é um educa-
dor, ou não é líder.
A função básica da gerência é for-
mar
equipes edesenvolverpessoaspara
a realização de objetivos comuns
. Sen-
do assim, seu compromisso é educar
sempre, caso queira ser um líder e não
ummero capataz encarregado de fis-
calizar o trabalho.Todasassuas funções
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