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S E T E M B R O
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O U T U B R O
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2 0 0 3 – R E V I S TA D A E S PM
J. RobertoWhitaker
Penteado
ENTREVISTA
comRejaneBargiel,diretoraeconser-
vadoradoMuséede laPublicité
RevistadaESPM:
PorqueumMuseuda
Propagandaeporqueseencontraden-
trodaUCAD (UniãoCentral dasArtes
Decorativas)?
Rejane:
Apartir de 1901, a biblioteca
daUCADcomeçoua receberdoações
de cartazes (
affiches
) importantes, que
se constituiram na base das antigas
coleções doMusée de l’Affiche. Esse
museuabriusuasportasem1978,esti-
muladoporGenevièveGaëtan-Picon,
que foisuaprimeiraconservadora-che-
fe. Naquela época, ficava na rue de
Paradis, 18. Pouca gente sabe que se
transformouemMuséede laPublicité
jáem1981.Em1990,omuseudeixava
as instalações da rue de Paradis e
instalava-sena ruedeRivoli, jádentro
do Museu do Louvre. Ele foi
reinaugurado em novembro de 1999
eseusespaços foramplanejadose ins-
taladospor JeanNouvel.
RevistadaESPM:
Houveumaparticipa-
çãoexpressivadosprofissionaisdapro-
pagandafrancesanacriaçãodoMuseu?
Rejane:
Aparticipaçãomais importan-
te dos profissionais de propaganda na
fundaçãodo Muséede l’Affiche foida
UPE(UnionpourlaPublicitéExtérieur),
que financiouumapartedos trabalhos
deconstruçãoedecoraçãoequeparti-
cipougenerosamentenoenriquecimen-
todoacervodascoleçõescontemporâ-
neas, principalmente a partir demea-
dos dos anos 70 – e tambémoClube
dosDiretoresdeArtedaFrança.Na re-
aberturadoMuséede laPublicité, em
1999,participaramoMinistériodaCul-
tura e da Comunicação, a Thomson
Multimedia, SiliconGraphics, ogrupo
PremièreHeure (produtora)eoprogra-
ma deTVCulture Pub. AAACC (As-
sociation des Agences Conseils en
Communication)tambémparticipouda
inauguração. A exposição inaugural,
que foi dedicada ao ilustrador Renê
Gruau, (bommaterial visual emhttp://
PerfumesDior, RelógiosOmega,Cho-
colates Lindt, Rodier, e a Bemberg
TrasformazioniTessili.
Revista da ESPM:
A presidente da
UCADdizqueapropaganda reuneo
beloeoútil. Issocontinua sendover-
dadeiroem2003?
Rejane:
Abelezanoqueéútilcontinua
sendomais verdadeiro do que nunca.
Hoje emdia, a interdisciplinaridade, as
fronteiras entre as disciplinas, se
superpõem.
Designers
são convidados
paraprojetarembalagensemobiliáriour-
bano, assimcomoobjetosúnicosou fa-
bricadosemsérieslimitadas(algunsexem-
plosseriamCastelbajaceMartinSzekely).
Revistada ESPM:
OMuseudaPropa-
ganda francêséúniconomundo?
Rejane:
Soba formaatual,sim.Nãosei
denenhumoutromuseudepropagan-
da que ofereça, ao mesmo tempo,
affiches
, filmes, objetos, e um centro
dedocumentação. Jácoleçõesdecar-
tazes existemempraticamente todos
ospaíses–e algunsmuseusdecarta-
zes, em Essen (Alemanha) eWilanov
(Polônia),porexemplo.
RevistadaESPM:
Comocombinaruma
atividade tão efêmera como a propa-
gandacomapermanênciadeummu-
seu?Todososdias sãocriadosmilhões
de anúncios. Como vocês decidem o
quedeveserguardadonasuacoleção?
Rejane:
Paraselecionaraspeças,usa-
mos os critérios de criatividade e de
novidade (tanto em termos de técni-
ca publicitária como mídia/suporte/
produto) – e tambémde coerência e
continuidade com as coleções mais
antigas. Estamos recebendomaterial
todos os dias, geralmente agrupados
por “lotes”, como campanhas ou
coleções existentes.
Revista da ESPM:
Quem são os vi-
sitantes doMuseu?
Rejane:
Notamos uma grande va-
riedade – e diferenças – de acordo
com as exposições que estejam
acontecendo. Mas, infelizmente,
não temos, ainda, estudos sobre o
público que nos permitam avaliar
seosobjetivosdoMuseuestão sen-
do alcançados ou não.
Revista da ESPM:
Depois da expo-
sição da Air France – em outubro
de 2003 – quais são os próximos
eventos programados?
Rejane:
Uma exposição sobre as
artes domésticas (produtos e uten-
sílios parao lar) e, depois, uma ex-
posição sobre a propaganda entre
os anos de 1950 e 1970.
RevistadaESPM:
Quais sãoospro-
blemasespecíficosdeguardaepre-
servaçãodemateriais publicitários
– promoções e embalagens, por
exemplo?
Rejane:
Paraumaorganizaçãocomo
oLouvre, nãoháproblemasespecífi-
cosparaaconservaçãodeobjetospu-
blicitários.Talvezalgunsdetalhes em
relação aosmateriais de tipo “plásti-
co”–quesãoosmaisdelicados.Mas,
demodogeral,não temosproblemas.
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