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R E V I S TA D A E S PM –
S E T E M B R O
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O U T U B R O
D E
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Musée de la
Publicité de Paris
O SURGIMENTO
DEUMANOVA PROFISSÃO
O entre-guerras revela-se capi-
tal para a publicidade. Assiste-
se ao nascimento de uma nova
profissão e ao desenvolvimen-
todeuma atividade econômica
à parte. Nessa época, as estru-
turas da distribuição mudam,
com o aparecimento dos inter-
mediários aos varejistas. As
mercadorias passam a ser ven-
didas em embalagens próprias,
não mais em caixas ou tonéis.
A concentração e a uniformi-
zação da fabricação dos pro-
dutos de consumo corrente são
tamanhas, que se torna indis-
pensável assegurar-lhes alguma
notoriedade.
São os gráficos que, ao assinar
contratos de exclusividade com
artistas, para a confecção de
cartazes (
affiches
), abrem em-
presas de desenho e – assim –
começam a estruturar a ativi-
dade publicitária. Assim é com
as Editions Paul Martial – es-
pecializadas em cartazes ema-
terial promocional para as fer-
rovias francesas; Vercasson
(que agencia Leonetto Cap-
piello) e aAllianceGraphique,
que se organizam em torno de
uma direção artística e de uma
direção comercial. Nesse sis-
tema, o artista usufrui de gran-
de liberdade criativa e não
tem, praticamente, contato
com o cliente. É o único a re-
solver o problema proposto
pelo produto que deve anun-
ciar. Trabalha de acordo com
os próprios critérios e constrói
sua composição em função do
que Jean Carlu chama de “ex-
pressão gráfica da idéia”,
Cassandra, “o ideograma” e
Cappiello “o arabesco”. Sua
assinatura é a garantia de su-
cesso para o anunciante.
Etienne Damour encarna o
exemplo típico do “publicitá-
rio”. É ele que abre a primeira
agência francesa, em 1919,
“PublicitéetOrganisation”, que
se torna DAM, em 1923, e, em
1929, ocupa 100 pessoas. Ele
São os gráficos que, ao assinar contratos de exclusividade com artis-
tas, para a confecçãode cartazes (affiches), abrem empresas de
desenho e –assim – começam a estruturar a atividade publicitária.
trabalha a partir de estudos de
mercado, pesquisas, planos e
utiliza suportes variados, como
cartazes,
stands
em exposições
eanúncios em revistas.As agên-
cias Succès, Publicis e Synergie
iniciam operações em 1926,
1927e1932.Aorganizaçãodes-
sas empresas deixarámenos es-
paço para o artista. Ele passará
a fazer parte de uma equipe e
deverá adotar o “espíritoDAM”
ou “espírito Publicis”.
MUSÉE DE LA PUBLICITÉ, PARIS
DO CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO DO
RECLAME À PUBLICIDADE/1920-
1950
yw