Revista da ESPM SET_OUT 2012 Planejamento Estratégico - page 48

Gestãodeprocessos
RevistadaESPM
|setembro/outubrode2012
48
A insegurançagerabaixasvelocidadese incrementaoscustosdaempresa.
Umambienteconfiáveléfundamentalparagerarrespostasassertivase
rápidas.Essemecanismopossibilitaaconstruçãodeprocessosdecisórios
estruturados,quefacilitamatransparêncianasdecisõesestratégicas
V
ivemos em um ambiente de sobrecarga de
informações. Assim, paraotimizar o tempo
e a efetividade das ações, não voume apro-
fundarna jáconhecidahistóriadaevolução
das escolasdaestratégia.
Sabemos que elas se consolidam emmeados do sé-
culo passado e passam pormarcos como: a orientação
econômicadeMichaelPortereseu famosoartigo
What is
strategy
(
Oque é estratégia
), publicadona revista
Harvard
Business Review
, em 1996; a orientação sociológica de
HenryMintzbergpresenteno livro
Thestrategyprocess
(
O
processodaestratégia
,EditoraPearsonEducation),quees-
creveuem1996, juntocomJamesBrianQuinn;ouainda
A
orientaçãodaestratégiacomoprática
(
Strategyaspractice
),
queRichardWhittingtonproduziuem2003.
Oprocesso evolutivonão se limita a essas teorias. Há
umdesenvolvimento contínuodas escolas da estratégia,
comcríticasmútuasdevidoàssuasdiferentesabordagens.
Assimsendo,naacademia,nãoháumadefiniçãoúnicae
consolidadadoprocessodeestratégiaempresarial.
Enasorganizações?Comoessasteoriassãoaplicadasna
prática?Asteoriasdefinemcondiçõesdecontornosimpli-
ficadorasdemaisfacedas inconsistências,dosparadoxos,
paradigmasmúltiplosemodelosconflitantes,presentesna
realidadedosexecutivos,conformeafirmaFlávioVascon-
celos, noartigo
Safári de estratégia, questões bizantinas ea
síndromedoornitorrinco
,querecomendoa leitura.
No artigo, o autor apresenta um estudo que avalia os
pressupostos adotados pelos executivos no processo de
formação da estratégia e a sua aderência às diferentes
escolasdaestratégia.
Paranão limitarospossíveisresultadosdesuapesqui-
sa empírica, ele partiu da tipologia proposta porMint-
zberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel no best-seller
Safárideestratégia
(EditoraBookman,2000).No livro,um
animaléassociadoacadaumadasdezprincipaisescolas
daestratégiacitadaspelosautores.Porexemplo:obúfalo
representaaescoladoposicionamento,oesquiloestáas-
sociadoàescoladoplanejamentoeomacacofoiescolhido
comosímbolodaescoladaaprendizagem.
Aocompararomodeloteóricocomaprática,apesqui-
sa de Vasconcelos sugere que, na gestão da estratégia,
os executivos costumamprivilegiar a utilidade prática
sobre a coerência teórica, combinandopartes dediver-
Entreomundo
idealea
vidareal
PorRobertoCamanho
Nagestãodaestratégia,osexecutivosprivilegiamautilidadeprática
sobreacoerênciateóricaecombinampartesdediversasescolas
ilustração
:
latinstock
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