Revista ESPM - jul-ago - Revolução Silenciosa - educação executiva como vantagem estratégica das empresas - page 117

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julho/agostode2013|
RevistadaESPM
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Ninguémquer ficar para trás nos
processos seletivos, e a busca por
um curso de especialização cresce,
sobretudo entre os recém-formados
Por fim, o terceiro quesito a ser abordado direciona o
foco para um dos principais problemas do século 21: a
relação entre a tecnologia e suas inovações como tempo
easnovasdemandas aque somos submetidos ao longoda
vida profissional. Ao contrário do que imaginávamos, a
administração de nosso dia e as respectivas prioridades
tornaram-se tarefa bastante complexa como desenvol-
vimento tecnológico. Os
gadgets
e novos recursos nos
colocam “disponíveis” 24 horas por dia, sete dias por
semana. E, namaioria das vezes, temos dificuldade em
nos disciplinar para usar a flexibilidade inerente a essas
tecnologias a nosso favor.
Tudo isso afeta o universo das experiências educacio-
nais no que diz respeito aos conteúdos, modalidades de
curso e dinâmicas de aulas. Dois elementos tornam-se
centrais nessa discussão: a educação continuada como
caminho inexorável para o desenvolvimento profissio-
nal; e a educação a distância e suas novas propostas
como alternativa viável dentro desse cenário.
As mudanças vividas pela sociedade atual e seus
impactos nas relações entre a educação e o trabalho
são premissas para a compreensão de alguns desses
conceitos, que tiveram seus significados transforma-
dos nos últimos anos. Conhecimento, competências,
educação continuada e educação a distância passaram
a fazer parte de umconjuntomuito rico de novos temas
que se tornaram prioritários na inserção dos indiví-
duos, escolas e empresas na chamada “sociedade do
conhecimento”. A principal consequência desse novo
paradigma é a necessidade de uma aprendizagem ao
longo de toda a vida. Tal constatação vem ao encontro
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