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Revista da ESPM
| janeiro/fevereirode 2013
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buições, especialmente no que diz respeito à inovação e
visibilidade, com baixa dispersão.
Avatar com personalidade
Nomundo das redes on-line, o seu avatar representa a sua
personalidade, seu estilo e é a sua “cara” para os demais
amigos virtuais com quem você interage em conversas e
jogos.Ébastantecuriosoemeticulosooprocessodacriação
doavatarquelherepresentaránesseuniversocompetitivo.
Éummercadoàparte.Nasredeson-linepodem-sevender
jogos,filmesemúsicaseexisteespaçotambémparaavenda
de roupas e acessórios. AmarcaAdidas é uma dasmais im-
portantesediversificadasdentrodesseuniverso.Épossível
comprar itens básicos como camisetas e bonés, passando
por cordas, sacolas para guardar os tacos de golfe e até uma
mesa de pingue-pongue. Sãomais de cemitens disponíveis
no“marketplace”paracompra.Ousuáriopodeexperimentar
tudoantesdecomprar, oque, nofinal, ajudaa reforçar oseu
perfil na rede com os valores de marcas com as quais tem
afinidade/relação para se diferenciar dos demais avatares.
Ainda estamos desvendando os possíveis formatos
publicitários que permitem essa rica interação com o
público-alvo. O uso da voz, reconhecimento de gestos,
entre outras inovações tecnológicas já fazem parte do
cotidiano do “gamer” mais assíduo. Está acessível e
disponível. Essas inovações tambémganhamespaço na
interação coma publicidade, como foi o caso da Fiat, que
adicionou uma navegação por gestos à sua experiência
com vídeos.
Alémde todas as formas existentes, no caso do serviço
de Xbox LIVE, já é possível entrar emum
browser
de inter-
net (Internet Explorer) sem sair do mundo “videogame”,
facilitando e ampliando o campo de atuação na visuali-
zação da marca. Ou seja, além dos usuários de internet
de computadores,
tablets
e celulares, agora os “gamers”
tambémacessama internet semdesligar seu videogame,
ampliando a experiência da publicidade no segmento.
Todos saemganhando comessa “nova” forma de publi-
cidade inseridananavegaçãoon-linedas redes oumesmo
na mídia interativa dentro dos jogos. Seria como pilotar
um carro de corrida no autódromo de Interlagos, em um
jogo, e se deparar com anúncios reais que mudam e se
atualizam. Por mais que a concentração esteja no jogo,
será irresistível dar uma passada de olhos no anunciante
ASamsungmarcoupresençanos
”campos”doKinect Sports complacas
empontosestratégicosdosestádios
ondeocorriamas competiçõesvirtuais
Todos saemganhandocomessa“nova” formadepublicidade inserida
nanavegaçãoon-linedas redes oumesmonamídia interativadentrodos jogos.
Seriacomopilotarumcarrode corridanoautódromode Interlagos, emumjogo,
e sedeparar comanúncios reaisquemudame seatualizam
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