janeiro/fevereirode2013|
RevistadaESPM
71
Social IDcom
gostinho de café
Por Anna Gabriela Araujo
Fotos:Wilian TadeuAmbrozio
J
ohn Lima poderia ser um
bon vivant
e passar a vida gastando a fortu-
na acumulada pelo pai, o empreendedor João Alves de Lima, que em
1959 passou a vender café verde no Rio Grande do Norte. O negócio
cresceu e sua empresa, a Santa Clara (atual grupo Três Corações), se
transformou em uma das maiores produtoras de café do mundo. Como her-
dou do pai o espírito empreendedor, John optou por surfar na Califórnia, mais
especificamente no coração da indústria tecnológica americana, o Vale do Si-
lício. Na década de 1990, o potiguar recém-formado em engenharia eletrônica
montou a Cyclades Corporation. Com um sistema inovador para gerenciar
equipamentos de
data center
, ele e o sócio Daniel Dalarossa foram para a Ca-
lifórnia (EUA) vender a ideia no Vale do Silício. Como utilizava a plataforma
Linux, o negócio atraiu a atenção de gigantes da web, como Google e Yahoo.
Em dez anos, o empreendimento verde-amarelo colecionou uma carteira de
clientes composta por 85% das cemmaiores empresas do mundo.
Em 2006, quando atingiu um faturamento de US$ 60 milhões, a empresa foi
vendida por US$ 100milhões. “Eu poderia ter me aposentado, mas decidi surfar
uma nova onda na internet”, afirma John, que no final de 2007 criou a Coffee
Bean Technology, cujo nome é uma homenagem ao patriarca da família Lima.
Nesta entrevista, o empreendedor apaixonado por dados, rede e café explica
como sua nova empresa está ajudando profissionais de marketing a navegar
pelo mar de informações disponíveis nas redes sociais.