Revista daESPM – Julho/Agosto de 2002
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exercício da autoridade e na imposição
de punições.
Dentreessasestratégiasaquemais tra-
balhaosparadigmase, por conseqüência,
podemosconsiderarcomomaisconsisten-
teéanormativa– re-educadora.Enquan-
toasdemaisestratégias lidamsuperficial-
mentecomamudançapessoal, principal-
mente afetando atitudes e comportamen-
tos, comumaabordagemnormativa-edu-
cadoraépossível trabalharavisãodemun-
dodaspessoas.
Postoqueénamudançapessoal ena
estratégianormativo-reeducadoraquese
obtêm os melhores resultados para a
transformação organizacional, o ideal é
focar os principais esforços de transfor-
mação nas pessoas.
Como
transformaras
pessoas?
Spencer Johnson, em seu livro
“QuemMexeu noMeuQueijo?”, abor-
daamudançapessoalatravésdeumapa-
rábola muito interessante. Ele descreve
umpadrãode transformaçãoecomode-
vemos reagir a ela por meio de quatro
tiposdecomportamento,dois instintivos
e dois tipicamente humanos. Ao final,
Johnson lista comportamentos, percep-
çõeseaçõesmaiseficazespara lidarcom
amudança. São eles:
•Amudançaocorre.
•Antecipe amudança.
•Monitore amudança.
•Adapte-se rapidamenteàmudança.
•Mudança.
•Aprecie amudança.
• Esteja preparado paramudar rapi-
damentemuitas vezes.
No entanto, o ciclo natural de resis-
tênciaàmudançanãosegueessepadrão.
Os paradigmas que temos de nós estão
incrustados em nossas mentes e evitam
amudança,como já foiditoanteriormen-
te. Precisamos entender o ciclo de acei-
tação da mudança para podermos
implementar ações.
Etapas de resistência àmudança:
•Negação–não admito a existência
da novidade.
•Rejeiçãopassiva–não aceito ano-
vidade.
•Resistênciaativa– lutocontraano-
vidade.
• Exploração – permito-me experi-
mentar a novidade.
• Aceitação – aceito e me adapto à
novidade.
Amelhor saídaparamudar a cultura
da empresa é trazer à tona a
autoconsciência e a auto-estimade cada
um. O estímulo ao pensamento, à refle-
xão, ao questionamento, à criatividade
faz com que os funcionários passem a
procurar sair da imobilidade (tanto na
zonamorta quantona zona de conforto)
ebusquemazonadeexpansão.Deacor-
do comWill Schutz, as pessoas que se
sentem importantes, competentesebem-
quistas têm a sua auto-estima aumenta-
da. E equipes com maior auto-estima
apresentammelhores resultadospordes-
perdiçaremmenos energia com proble-
mas de relacionamento.
A auto-estima das pessoas é aumen-
tada se houver liberdade de pensamen-
to, reconhecimento e compartilhamento
do trabalho.Outroponto importantepara
amudançapessoaléoferecernovospon-
tos de vista, novos “modelos mentais”
ou paradigmas. Mas esses paradigmas
nãopodem ser impostos. Pelocontrário,
aassimilaçãodeumnovoaprendizadoé
mais eficaz quando a pessoa vivencia a
situação do que quando apenas recebe
informativos, relatórios oudecisões im-
postas de cima para baixo, como já pro-
varamdiversos pesquisadores domeca-
nismo de aprendizado de adultos como
Lozanov e Tomatis. Assim, a transfor-
mação pessoal se dará através damodi-
“Precisamos
entenderociclo
deaceitaçãoda
mudançapara
podermos
implementar
ações.”