Mudanças no papel das
subsidiárias brasileiras
66
R e v i s t a d a E S P M –
julho
/
agosto
de
2006
Onovo papel
Entretanto, a partir da década de
1990, aproduçãoglobal entra fran
camente na era do conhecimento:
um quilo de automóvel vale US$
40,00, um quilo de computador
US$ 400,00; um quilo de chip
pode chegar a US$ 40.000,00. Os
fabricantes de automóveis inserem
computadores echips nos seusmo
tores epainéis, aumentandoovalor
embarcado. Produzir um produto
industrializado, mesmo com toda
a cadeia fornecedora ao redor, está
longe de garantir a maior fatia do
valor da cadeia. Aomesmo tempo,
esses serviços de alto valor, com
desenvolvimento de tecnologia,
projeto de produtos complexos,
também passam a representar uma
fatia gorda do custo do produto, e
têm de ser barateados.
Assimcomoo livrefluxodecapitais
liberouaglobalizaçãodaprodução,
o livrefluxodoconhecimento libera
a globalização dos serviços de alto
valor. Se a produção física pode
ser globalizada com ganhos de
eficiência, mesmo carregando os
custos da logística física envolvida,
os serviços de alto valor, que não
têm custo físico, enfrentam, como
entrave, apenas as dificuldades da
capacitação local.
No início essa transferência de
funções sofisticadasocorre somente
dentro dos países da tríade (EUA,
União Européia e Japão, respon
sáveis por 75% do produto mun
dial). Recentemente, entretanto, os
países emdesenvolvimentopassam
a disputar essa polpuda fatia da di
visão internacional de trabalho. De
acordocom
QUEIROZ
(2004), aChi
na jácontacommaisdecemcentros
de pesquisa e desenvolvimento de
empresas estrangeiras instalados,
com perspectivas de dobrar a mé
dio prazo. A Índia conta com outra
centena, setentadosquais instalados
nosúltimoscincoanos:computado
res, automóveis, fármacos e outros
tipos de produtos industrializados
têmpesquisadebaseocorrendoem
territóriohindu.
No Brasil temos as subsidiárias
das montadoras de automóveis
Quilo de automóvel: US$ 40,00
Quilo de computador: US$400
Quilo de chip: US$40.000,00
F
F
F
F
Assim, ganhamos não uma fábrica de automóveis,
mas uma fábrica de automóveis e todos os seus
principais concorrentes.