Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
64
1. Introdução
O setor de educação vem passando
por grandes transformações no Brasil.
No segmento de pós-graduação, a
preocupação do consumidor com
empregabilidade e a crescente
valorização do conhecimento como
ativo estratégico para as empresas e
indivíduos fortaleceramacompetiçãono
setor, atraindoaatençãodeacadêmicos,
pesquisadores e administradores.
Nesse segmento, a educação cresce
aceleradamente, atraindo novos
entrantes, acirrandoa rivalidadeentreas
instituições tradicionais e incentivando
o surgimento de formas substitutas de
prestar o serviço.
Com a crescente utilização de
instrumentos tecnológicos,vislumbram-
se novas oportunidades. Nesse sentido,
a Internet desempenha um papel
estratégico. Com o crescimento dos
aplicativos e com os ganhos de
aprendizagem dos usuários, sua
utilizaçãocomo ferramentadeeducação
cresce em atratividade, gerando um
aumento grande nos aplicativos
disponíveis.
Nãoobstante, aquebradoparadigma
do exercício presencial da educação é
lenta. Essa barreira permite analisar os
impactos das novas tecnologias na
cadeia de valor da educação e como as
tecnologias podem ser utilizadas para
potencializar sua eficácia e fortalecer
suas estratégias.
SegundoPorter (1989)
1
, avantagem
competitiva de uma empresa ou de um
setor não pode ser compreendida
analisando-as como um todo. Ela tem
sua origem nas inúmeras atividades
distintas da empresa que contribuem
paraoproduto final eparaaposiçãodos
custos relativos, alémdecriar umabase
para a diferenciação.
Seguindo nessa linha, uma forma
sistemática de realizar essa análise é
utilizando-se o conceito de cadeia de
valor desagregar as atividades de uma
empresa.
O objetivo deste trabalho é usar o
conceito de cadeia de valor e estudar o
impacto do
e-business
no segmento de
educação de pós-graduação.
Diversos setores da atividade
econômica de serviços têm identificado
na Internet um poderoso instrumento de
transformação. A intensificação de seu
uso tanto na automação de suas
atividades, com impactos profundos em
sua eficácia operacional, quanto no uso
estratégicoda informação,matéria-prima
do conhecimento, tem apresentado
resultados significativos. O setor de
educação, por sua crescente importância
nageraçãoderiqueza,vemsendoafetado
diretamente por essa ferramenta e pela
introduçãodo
e-business.
Dentro desse cenário, podemos
destacaralgumasquestões fundamentais
que o
e-business
está trazendo para o
segmento de pós-graduação e que
procuraremos responder ao longo do
texto:
• Quais os benefícios que o
e-
business
traz para as escolas
tradicionais?
• Como o
e-business
está alterando
a cadeia de valor na educação de pós-
graduação?
• Quais os novos modelos de
negócios que estão surgindo no setor?
• Como o uso do
e-business
na
educação pode alterar as estratégias do
setor?
• Quais os riscos para as escolas
tradicionais com a introdução do
e-
business?
Na parte 2, apresentaremos as
características do setor de educaçãode
pós-graduação através da análise de
sua cadeia de valor. Na parte 3,
apresenta-remos uma análise do
impactodo
e-business
neste segmento
tradicional para, em seguida, na parte
4, mostrar os novos modelos de
negócios no setor de educação e na
parte 5, as estratégias que sugerimos
para o setor. As conclusões são
apresentadas na seção 6.
2.Características
daEducaçãode
Pós-Graduação
Atualmente, o setor de educação
na pós-graduação é dirigido por
quatro grandes
value-drivers
:
• a demanda crescente por cursos
após a graduação, que impacta na
necessidade de desenvolvimento
constante que permita agregar a
pessoa uma empregabilidade que
facilite o desenvolvimento de um
trabalho;
• a importância do conhecimento
como fator de produção de riqueza
nas sociedades modernas;
• o surgimentode umpúblico cada
vez mais jovem, muitas vezes sem
experiência profissional, e que deseja
estudar assuntos mais específicos,
voltados para a demanda domercado
de trabalho;
• o crescente uso de novas tec-
nologias tem sido um fator positivo
para o setor, pois permite e facilita a
relação com o aluno.
Esses aspectos de agregação de
valor para o setor são reforçados por
um conjunto amplo de características
pertinentes ao processo de prestação
de serviço (Looy, 1998)
2
, entre o
quais destacam-se:
Simultaneidade – significa
“A intensificaçãodeseu
usotantona
automaçãodesuas
atividades,com
impactosprofundosem
suaeficácia
operacional,quantono
usoestratégicoda
informação,matéria-
primado
conhecimento,tem
apresentadoresultados
significativos.”