Maio_2002 - page 62

Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
68
Com a introdução do
e-business
e a
revolução das tecnologias de informa-
ção e de comunicação, as atividades de
apoio seautomatizamevamos ter siste-
mas de informação que apóiam a con-
fecçãodos orçamentos, doplanejamen-
to etc.
Com a Internet o recrutamento em
si, tanto para professores quanto para
pessoaladministrativo,podeser feitovia
web
através da criação de um espaço
próprio para que os interessados preen-
cham seus dados, que automaticamente
serão transferidosparaumbancodeda-
dos.Essas informações serãoclassifica-
das e utilizadas na seleçãode umdeter-
minado perfil. Com isso, a etapa de se-
leção e recrutamento se tornamais ágil
emenos sujeita a análises subjetivas.
Alémdisso, as atividades relativas às
compraspodem ser automatizadas, resul-
tando em reduções significativas de cus-
to.QuantoàsatividadesdeP&D,aInternet
se tornaumaferramentapoderosaquando
permitea integraçãoentreosdiversoscen-
trosdepesquisanacionaise internacionais,
gerandoassimumasinergiaparaaprodu-
çãodeconhecimento.
Asatividadesprincipais tambémsão
automatizadasconformeapresentadona
figura 2.2, principalmente na
disponibilizaçãodomaterialdidáticode
formamais rápida e no uso da Internet
na sala de aula.Através da Internet, po-
dem ser oferecidos cursos a distância,
aumentando emmuito a escalabilidade
dosserviçoseaseconomiasde rede,com
impactos importantes sobre a rentabili-
dade do negócios (Lev, 2000)
5
.
no novo ambiente de negócios os pro-
fissionaisnãopoderãopermanecercom-
petitivos semumapermanenteatualiza-
çãode seuconhecimento; queacompe-
tiçãopelosnovosalunos tendeaserglo-
bal; e que o volume de novas informa-
çõesestácrescendonumavelocidade tal
que a classede alunodo séculoXXI es-
tará exposta amais informação em um
anoqueseusavósestiveramdurante toda
suavida; podemos afirmar queousodo
e-business
neste setor é imprescindível.
Nomundo atual, a competição pelo
conhecimentocomo fontedegeraçãode
riqueza tem desafiado as escolas tradi-
cionais a expandir seus conceitos.Atéo
presentemomento, a respostadoensino
superior aessedesafioeaocrescimento
do conhecimento tem sido a da era in-
dustrial: mais disciplinas, departamen-
tos, especializações, cursos, bibliotecas
e prédios. Tais conceitos se prendem
ainda ao modelo industrial, estando,
portanto, sujeitosa rendimentosdecres-
centes.
Por outro lado, novas formas de
gerenciarasescolas, e transmitiroconhe-
cimento, vêm sendo apresentadas, nas
quais as tecnologias de informação e co-
municação desempenhamumpapel fun-
damental, comos seguintes impactos:
• Crescente utilização dessas
tecnologias nos modelos tradicionais,
resultandoemganhosdeprodutividade,
através de:
Automatização dos serviços aos
alunos;
Integraçãodasoperações financei-
ras e
back-office
;
Envio de material didático e re-
cepção de trabalhos.
• Surgimento de novos modelos de
negócio, principalmente:
Universidade tecnológicavirtual;
E-learning
.
4.OsNovos
Modelosde
Negóciona
Educação
O uso crescente do
e-business
está
possibilitando o surgimento de novos
modelos de negócios no segmento de
pós-graduação, com destaque para:
Universidade Tecnológica Virtual
(UTV); e o
E-learning
.
A crescente utilização das
tecnologias de informação e comunica-
çãonas escolas tradicionais de pós-gra-
duação resultam, ainda,dosestímulosde
modernização.Nesse sentido, as inicia-
tivas de surgimento de novos modelos
de negócios neste segmento ainda são
tímidas. O uso crescente do
e-business
,
no entanto, aponta para uma evolução
natural, emqueoestágio final seria, con-
forme apresentado por Choi (1996)
6
na
figura abaixo, o surgimento de escolas
virtuais, representados atualmente pelo
que conhecemos como
e-learning.
3. Impactodo
e-business
nas
Escolas
Tradicionais
Considerandoqueaeducaçãoconti-
nuada é uma realidade nos principais
paísesdomundo, incluindooBrasil;que
“Com issoaetapa
deseleçãoe
recrutamentose
tornamaiságile
menossujeitaa
análises
subjetivas.”
1...,52,53,54,55,56,57,58,59,60,61 63,64,65,66,67,68,69,70,71,72,...129
Powered by FlippingBook