Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
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entregar o serviço àmedida que ele é
consumido. Por exemplo: a interação
aluno professor na sala de aula;
Intangibilidade – significa que o
conhecimentopassadoéabsolutamente
intangível na absorção e na
transferência de conhecimento tácito;
Heterogeneidade – significa que
a permanência do aluno ao longo de
um grande período no curso dificulta
a padronização dos serviços;
Perecibilidade – significa que
o conhecimento tácito ou não
documen-tado do professor não pode
ser levado para casa para ser
consumido depois.
Tais características criamdesafios
específicos para os administradores
de escolas de pós-graduação na busca
de agregação de valor sobre os
serviços oferecidos.
• Logística interna
• Logística externa
•Operações
•Marketing
• Pós-venda
“Aatividadede
desenvolver
tecnologiaestá
concentradana
produçãode
artigoscientíficos
enoscentrosde
P&Ddecada
instituição.”
2.1ACadeiadeValor
naEducação
Uma cadeia de valor genérica
permite identificar os caminhos pelos
quais uma empresa constrói vantagens
competitivas. Segundo Porter (1989)
3
,
é composta de atividades de apoio e de
atividades primárias.
Asatividadesdeapoiosecompõemde:
• Infraestrutura da empresa
•Gerência de recursos humanos
•Desenvolvimento de tecnologia
•Aquisição
Asatividadesprimáriassecompõemde: