Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
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6.Conclusões
Antes de concluir, é necessário ana-
lisar os obstáculos que a introdução de
uma tecnologia do tipoda Internet trará
ao setor. A cultura de aulas presenciais
ainda é muito forte tanto para alunos
quanto para professores que vêem nos
cursosadistânciaumaameaçaaoapren-
dizado. Seconsiderarmosalgumasvariá-
veiscomo tempo, custosequantidadesde
alunos, iremos perceber que certos tipos
decursosdevempermanecer presenciais,
tais como aqueles que demandam uma
discussãomais filosófica.
No setor educacional, a introdução da
Internet só será representativana transfor-
mação dos conteúdos dos cursos de
presenciais para cursos a distância, com a
transformaçãodosprocessosdepreparação
do conteúdo dos cursos e do
compartilhamentodoconhecimentoadqui-
rido, se criarmassa crítica sobreos assun-
tos ensinados, eprincipalmente comode-
senvolvimentode uma cultura de ensino/
aprendizagemque intensifiquea interação
professor-alunoviameio eletrônico.
O impacto do
e-business
na educa-
ção deverá acompanhar a importância
dela na empregabilidade das pessoas.
Com o crescente avanço da tecnologia,
novos modelos de negócio estão surgin-
do, criandodesafiosparaasescolas tradi-
cionais e com isso o
e-learning
toma es-
paço. Esse novomodelo representa uma
inovaçãodesruptiva (Christensen, 2001)
9
eradicalecolocaráemriscoasescolas tra-
dicionais que não se prepararem para
acompanhar seudesenvolvimento.
1
PORTER,Michael.
VantagemCompetitiva.
Riode Janeiro: Campus, 5ª edição, 1985.
2
LOOY, B.V. DIERDORICK, R.V. GEMMEL, P.
ServicesManagement: An IntegratedApproach.
RedwoodBooksLtd., Trowbridge, 1998.
3
PORTER,
op cit.
4
AKSOY,A.
Computers are notDynamos. Frontiers in theDiffusionof InformationTechnology.
Futures.May1991.WorkingPapers no. 11 aug1990. Universityof SussexPICT.
5
LEV, B.
Valuing IntangiblesAssets.
WorkingPapers. NYU,2000.
6
CHOI, S.Y.; STAHL, D.O.WHINSTON,A.B.
TheEconomics of ElectronicCommerce.
McMILLAN, 1999.
7
ALDRICH, Douglas.
Dominando oMercadoDigital.
SãoPaulo:MakronBooks, 2000.
8
PORTER,Michael.
EstratégiaCompetitiva.
Riode Janeiro: Campus, 1986.
9
CHRISTENSEN, Clayton.
M. ODilemada Inovação:QuandoNovas Tecnologias levamEmpresas aoFracasso.
SãoPaulo:MakronBooks, 2001.
Referênciasbibliográficas
•ElisabethGomes
–professoradaESPM/RJ, consultora
doCentrodeReferênciaem InteligênciaEmpresarial–CRIE-
COPPE/UFRJ para assuntos de Gestão do conhecimento e
InteligênciaCompetitivaedoutorandaemengenhariadepro-
duçãodaCOPPE/UFRJ.
•MárcioLagoCouto
– professor e coordenador daESPM/
RJ, consultordoCentrodeReferênciaem InteligênciaEmpresa-
rial –CRIE-COPPE/UFRJemAvaliaçãodeAtivos Intangíveise
mestrando em engenharia de produção daCOPPE/UFRJ.