Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
69
O modelo de Choi representa a
tentativa de entender a evolução dos
modelos tradicionais de negócio,
ancoradosporprodutos,agentese
players
físicos, para o que chamamos de
e-
learning,
ondeosparticipantesdomercado
seriamcadavezmaisvirtuais.
As escolas tradicionais entregam um
produto físico para um agente físico. Os
produtos e serviços podem caminhar nos
eixos
x
e
y
tornando-sedigitais atéque se
consiga ummáximo de processo digital
com um produto digital para um agente
digital, que na concepção do autor é
caracterizadopelo
e-learning
.
Apartirdográfico, pode-severificar,
assimcomonomodelooriginaldoautor,
que a maior parte dos negócios ainda
reside nas áreas de transição entre os
diferentesmodelos. No casodas escolas
de pós-graduação, essa perspectiva
intermediária vem sendo chamada de
UniversidadeTecnológicaVirtual (UTV).
Uma pequena descrição dos dois
modelos investigados está apresentada
abaixo:
de.Caracterizadacomoumcampusele-
trônico, jáestádisponívelnasprincipais
universidades do mundo, mas é ainda
incipiente noBrasil.
Nessemodelo, o aluno poderá apri-
morar seus conhecimentos usando um
computador, de suacasa, do trabalhoou
mesmo de centros de computação dis-
poníveis na universidade.
Não obstante, a UTVmantémmui-
tas das características das escolas tradi-
cionais, com aulas presenciais e o
compartilhamentodoconhecimentoem
um campus onde a troca e a socializa-
ção realizam um papel fundamental na
transmissãodo conhecimento tácito en-
tre alunos e professores e entre os alu-
nos coletivamente.
Figura4.1:Modelode
e-business
paraosetordepós-graduaçãonaeducação
4.1Universidade
Tecnológica
Virtual (UTV)
É um novo conceito de relacio-
namento instituiçãodeensino-alunoque
amplia as possibilidades de ensinopara
fora do ambiente físico da Universida-
UTV
Produto
digital
Produto
físico
Agente
físico
Agente
digital
Player
virtual
Processo
digital
Processo
físico
E-learning