Case-Study
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R e v i s t a d a E S P M –
maio
/
junho
de
2006
(dirigibilidade e esportividade). O
resultado foiuma
sportvan
queche
gouparacompetircomo Idea (Fiat),
Meriva (GM), Perua Peugeot 206.
Dessamaneira,apartirdaextensãode
linha do Fox a VW passou a atender
seuspúblicosde interesse:ossensatos,
com a versão 1.0, e os guiados
pela imagem, com o CrossFox e o
SpaceFox.
Osucessodaextensãode linhapode
sermensuradonovolumedevendas.
No lançamento, as vendas do Fox
eramde2.000veículos/mês e, hoje,
considerando as diversas versões,
alcançam um volume de 10.000
unidades.
Cenárioatual
Atualmente, toda a indústria automo
bilística enfrenta uma crise impul
sionada, principalmente, por dois
fatores: (a) valorização do real frente
ao dólar e ao euro, e também (b) a
atratividadedemercados emergentes
comoChina, LesteEuropeu, Índia.
ParaaVolkswagen,quetemoFoxcomo
carrodeentradanomercadoeuropeu,a
valorizaçãodamoedabrasileiracompro
meteuacompetitividadedesuaexporta
ção,quedeixoudeser lucrativa.
As primeiras ações da VW diante
do cenário atual foram anunciadas
recentemente, comomostra o trecho
a seguir, extraído de umamatéria do
jornal
O Estado de S. Paulo
(OESP):
“... pressionada pelo fator cambial,
vai reduzirasexportaçõesem40%.A
medida resultará em corte de produ
çãode100milveículosaoano,oque
exigiráajustesdemão-de-obra.”
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Alémdisso,aVWnoBrasil,querepre
sentaomaiorinvestimentodaempresa
foradaAlemanha, precisaestar alerta
para os países emergentes. As multi
nacionais do setor têm pulverizado
seus investimentos entreChina, Leste
Europeu e Índia para baixar custos e
continuarem competitivas global
mente.AChina, em2005, exportou
mais carros do que importou. O
Leste Europeu planeja ampliar sua
capacidade produtiva para 1,6 mi
lhão de veículos.
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Segundo Rogelio Golfarb
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, em en
trevista ao OESP de 27/4/2006, as
vantagens competitivas do Brasil
estão desaparecendo e o país corre
o risco de ficar para trás. Ainda de
acordo com ele, além do c mbio,
há outros pontos críticos como o
crescente custo de mão-de-obra e
matéria-prima, e a elevada carga
tributária sobre a produção e in
vestimento.
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Atualmente, toda a indústria automobilística enfrenta
uma crise impulsionada, principalmente, por dois fa-
tores: (a) valorização do real frente ao dólar e ao euro,
e também (b) a atratividade demercados emergentes,
comoChina, LesteEuropeu, Índia.
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