Maio_2005 - page 81

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REV I STA DA ESPM–
S E T EMB RO
/
OU T UBRO
D E
2005
Mesa-
Redonda
das nossas possibilidades. Acho que
essa iniciativa de vocês deve ser
repetida muitas vezes, porque esses
materiais didáticos vão exatamente
à fonte.
CARLOS ALBERTO
– A educação
interdisciplinar é fundamental para
o resgate da cidadania.
PEDRO
– Estamos assistindo, ao
longo dessa crise, um amadu-
recimentonãosódademocraciamas
dacoberturada imprensa.Ogoverno
diz que está sendo perseguido, que
há uma conspiração das elites,
apoiada pelos grupos demídia. Isso
lembra 89, quando o Lula dizia
exatamente o mesmo, com razão,
porqueeraperseguidoe tinhade lutar
contra a Globo etc. Hoje ele não é
perseguidopelaGlobo; aocontrário.
Alguns veículos têmas suasposições
políticas –como
Veja
e
Folha
–mas
as posições editoriais são claras.
Vemos uma geração de jornalistas
quecresceramnademocraciaeestão
tendo liberdadepara fazeracobertura
política, apesardosgritosdogoverno.
As redações estão cada vez mais
jovens edespreparadas, paga-secada
vezmenos,oque leva tambémauma
certa euforia, resultando numa certa
quedadaqualidade.Háqueponderar
isso.Naárea jurídica, oSTFabriuum
precedente para que todos os jornais
que quiserem recorrer a uma outra
instância devem depositar em juízo
ovalor totaldaação. Isso impedeque
os jornaismenores ou independentes
recorram.A leiprecisaser revista,mas
vejoo cenário comopromissor.
FRED
– Também vejo tudo com
bastanteotimismo. Essamesma crise,
se fossehá30anos, talvez tivéssemos
um desfechomais dramático. Vemos
opaísbalançandopor esse terremoto
na esfera administrativa e as
instituições estão seguras. Este é um
sinal claro de que conquistamos o
amadurecimento. Estamos longe da
perfeiçãomas – como diria Platão –
a perfeição é ideal. Queria lembrar
que,esseano,estamoscomemorando
os100anosdo filósofoda liberdade–
o Sartre, que talvez tenha sido o
emblema, no século 20, desse
pensamentosobrealiberdadehumana
e, ao mesmo tempo, o filósofo mais
“midiático”de todos, apartirdas suas
interações com os vários meios de
comunicação, não só na Françamas
tambémnoBrasil.Temosdeencontrar
naeducaçãoenoestímuloà reflexão,
no desenvolvimento do pensamento,
a grande saída para o exercício da
cidadania.
GRACIOSO
– O que está acon-
tecendo no Brasil hoje é uma prova
de que a nossa Constituição garante
a liberdadedeexpressão.A liberdade
de expressão, através da mídia
principalmente, podem haver exces-
sos, amídia sentir-se prejudicada por
essa lei amordaçante, mas, no duro,
ela está cumprindo o seu papel,
fazendodessepaís umpaísmelhor. E
está expondo, com clareza
incontestável,queograndeproblema
ético do país está no setor público e,
acimade tudo,nosetorpolítico.Acho
quesó issobastariaparapagaropreço
dessacrise.Mas,pelomenossabemos
o que é preciso fazer. É preciso pôr
ordemnacasadospolíticos,nosentido
ético, é preciso pôr ordem no
Congresso, nas leis que regulam a
atividade dos partidos e da
comunicação político-eleitoral. Se
issonão for feito,essacrisese repetirá.
Queria cumprimentar a todos pela
qualidade dos debates e ressaltar
principalmente a ênfase que foi dada
por vários à necessidade de aprove-
itarmos a liberdade de expressão para
estimular o gosto, o vício do pensa-
mento individual. O IBGE mostrou
que75%dosbrasileirosnãoentendem
o que lêem. E se não entende o que
lê, não entendeoqueouve, não se é
capaz de organizar logicamente as
idéias. Só uma nova geração, mais
bemeducada, vai resolver isso. Acho
que são esses os grandes problemas.
“HÁUMACONSTANTE
GUERRASURDAENTREO
CIDADÃOEOESTADO.”
“OPROCONSÓSE
PREOCUPACOM
RECLAMAÇÕESCONTRAA
INICIATIVAPRIVADA.”
ES
PM
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