Revista da ESPM SET_OUT 2012 Planejamento Estratégico - page 94

Mercadopublicitário
RevistadaESPM
|setembro/outubrode2012
94
Algumasagênciasdecomunicaçãoadotam
metodologiasdeplanejamentoestratégicocomo
ferramentadetrabalho.Opensamentoestratégico
sebeneficiadessapráticautilizadacomoelemento
dediferenciaçãonomercado
Muitoalémdo
planejamento!
latinstock
C
omo transformar números em estímulo? Como reunir
responsabilidades racionais de faturamento e de volume
aaspectossensoriaiseemocionaisdepessoasquepodem
ser os agentes de compra de umdeterminadoproduto?A
lógica impossibilitao intangível?Comoumaagênciapodecapitalizar
essecenárioe sediferenciar?Essas sãoquestõesquepassarama ser
mais frequentes no universo da propaganda após a década de 1950.
A partir dessa época, a extrema segmentação demercado passou a
exigirparâmetros,métricasepensamentosmais sofisticadosqueos
jásofisticadosrelatóriosdepesquisas,capazesde fundamentarasde-
mandasdeuma tambémcrescentepenetraçãodapropagandanavida
dosconsumidores.Teminício,então,oesforçodedesenvolversistemas
específicos de análise, diagnóstico e recomendação de construção
deestratégiasparaacomunicação – coma liderançadasagênciasea
anuênciadeempresasanunciantes. Oprocessoculminounaadoção
demetodologiasdeplanejamentoque, por suavez, carregamem si a
responsabilidade de diferenciar e qualificar a visão e a capacidade
estratégicadaspróprias agências.
PorPauloRobertoFerreiradaCunha
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