Mercado de trabalho
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Revista da ESPM
| julho/agostode 2013
igualmente o foco ou a natureza para as quais estão dire-
cionadas no cenário atual e futuroda organização.
A transformaçãodessa fragmentação começapor uma
ressignificaçãodoprópriosentidode trabalho, tantooseu
propósitoquanto amaneira de desenvolvê-lo. ParaRamy
Arany, o talentodegestar (trabalhar) é comooatode tecer
em um tear manual. “Este espaço da nossa existência é
por nós preenchido com a trama que escolhemos tecer.
Os fios representamos vários aspectos do nosso ser e da
nossa existência, comonossos pensamentos, sentimen-
tos e emoções, nossas crenças e valores, os vários papéis
que exercemos, o trabalho, a família, os amigos... Enfim,
tudo que está relacionado à nossa existência.”
Quando um jovemescolhe fazer parte de umprograma
de trainees, ele inicia umprocesso de transição que repre-
sentaocaminhoparaa realizaçãodeseusprojetosdevida.
É tambéma fase que coloca emxeque crenças, princípios,
valores,objetivos,comportamentos,conhecimentose,prin-
cipalmente, suavisãodemundoedavidacomoumtodo. E
não existe nenhum“cursinho preparatório” para esse pro-
cessodetransição.Cadajovemchegacomaquiloquecons-
truiuemtermosdeeducaçãoeformaçãonãosóescolar,mas
tambémcomoqueaprendeueassimilouao longodavida.
Numsistemade trabalhoorganizadohorizontalmente,
commúltiplas tarefas, ênfasena corresponsabilidade, na
liderança participativa e na gestão estratégica, o jovem
executivonecessita construir umsensodedisciplinaque
vem do exercício contínuo e da abertura para aprender.
Issoéalgoquedemanda tempoeespaço, poisninguémse
tornaaptoequalificadodanoiteparaodia,principalmente
paraenfrentarosdesafiosatuaisonde tudoé “paraontem”.
Essesensodedisciplinaexigeo fortalecimentodeprin-
cípiosdesgastadosnaatualidade,comoossentidosdeauto-
nomia,autoridade,respeito,liberdade,méritoevalorização
do trabalho, entendidos aqui como contínua construção.
Cadaumdesses princípios vemda capacidadede lidar-
mos com as diferentes situações e ciclos de nossa vida,
poisnãoháummomentopredeterminadoparaquenosso
potencial se revele ou venha a se extinguir. Mas existem
situações em que somos os mais capacitados para reali-
zar determinada ação. Se vamos realizá-la bem ou mal,
é uma questão de escolha. O que fará a diferença será a
maneira como se dará a interação entre as diferentes
interfaces dessa ação.
Essa é abagagemque o jovemcarregapara fazer a tran-
sição necessária de um ciclo de vida adulta para o ciclo
de amadurecimento profissional. E o desafio maior para
alcançar o sucesso será a capacidade de sustentar a disci-
plina combase emsetepassos fundamentais. Oprimeiro
éoalinhamentodo traineeàvisão, àmissão, aosvalores e
objetivosdaorganização.Nãobastaapenasconheceresses
vetores-chave,éprecisopensareagiremsintoniacomeles.
Osegundopontoaser consideradoéo fatodeaaprendi-
zagemserumprocessocontínuo.Ojovempodetrazercon-
sigomuitos conhecimentos e algumas experiências,mas
não conhece a realidade da organização para a qual está
secandidatando. Pode trazer consigo informações, dados,
opiniõese impressões sobreaempresa,mas tudo issonão
dizoqueelarealmenteé. Sãooscolaboradoresque láestão
quesabemoqueaempresafaz,comofaz,porquefazepara
quem faz. Assim, reconhecer essa autoridade como um
princípionão significa submissão ou serventia,mas uma
postura de abertura para aprender e se tornar consciente
tantodas próprias limitações quantodas possibilidades.
Oterceiropassoéconduzir aprópriaação.Quandoessa
açãonasce alinhada comos valores da empresa e apartir
da observação do que já vemsendo feito, hámaior proba-
bilidade de ser assertiva e direcionada para o alcance de
determinado objetivo. Junto coma ação direcionada, ou
como se diz, “focada”, vem o aprimoramento, que inclui
outras pessoas, formas de pensar, agir e se relacionar,
bem como os desafios, conflitos, oportunidades, além
dos próprios objetivos. Se o jovem está alinhado com a
empresa, sente que está evoluindo porque está apren-
dendo, e se sente seguropara agir segundo aquiloque lhe
é direcionado, então está capacitadopara impulsionar as
mudanças necessárias para atingir asmetas traçadas.
Outro itemrelevante é observar o caminhopercorrido
para refazer o que for necessário. Esse é um nutriente
poderoso para ampliar a visão e fortalecer a escolha
de seguir numa determinada direção ou foco. Assim,
a abertura do jovem para receber uma orientação ou
umelogio e reconhecer dificuldades ou possibilidades
de melhoria é uma das bases para dar passos firmes e
mais seguros.
Quando um jovem vira trainee,
ele inicia uma transição que
representa o caminho para a
realização de seus projetos de vida