alumni espm
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Revista da ESPM
| julho/agostode 2013
2009
Juntos, os dois ex-alunos
da ESPM iniciamo plano
de reformulação da
Ogilvy Brasil,
descrito em
uma edição
fictícia da revista
Advertising Age
2010
A equipe deMusa
trouxe para o Brasil
dez Leões de Cannes
2011
A filial brasileira
conquistou 11 Leões
no Festival de Cannes.
Musa é promovido a CEO
da Ogilvy Brasil e ajuda a
fundar a David, agência
comsedes
emSão Paulo, Buenos
Aires e, embreve, nos
Estados Unidos
2012
A dupla nascida na
ESPMvoltou de Cannes
com16 Leões namala
e ocupando
o posto de
agência
brasileira
mais
premiada do
festival
2013
35 Leões e o cobiçado
título de Agency of
the Year do Cannes Lions
Raio-x
deLuizFernandoMusa
linha do tempo
decidiu tirar um “período sabático”, mesmo tendo ape-
nas alguns meses de formado, e foi viajar com os pais
para os Estados Unidos. Quando voltou, arrumou um
emprego na C&F Comunicação, a agência da Coelho da
Fonseca. Quatromesesdepois, estavana japonesaSogei.
Até cantar com os clientes nos karaokês do bairro da
Liberdade ele foi. ”Tinha cinco anos de formado e que-
ria desbravar novos horizontes.” A melhor forma que
encontrou foi fazer umanúncio: “Achei uma ilustração
de vários executivos escalando o Pão de Açúcar e ape-
nas um dentro do bondinho dando ‘tchau’. Imprimi a
imagem junto coma frase ‘Nesse bonde sirvo até café’ e
o logo da agência no bondinho”. Ele mandou a peça via
correio para os profissionais de 20 agências listadas no
anuáriodecriação. “Sóumapessoame retornou: Angélica
Armentano, que trabalhava na Ogilvy.” Em outubro de
1995, ela o contratou para trabalhar nas campanhas de
varejo da Localiza por umsalário deR$ 1mil. Seismeses
depois, Angélica foi trabalhar naDPZ. “Aí, eu fiquei sozi-
nhonumamultinacional, usando toda a experiência que
adquiri nas agências da série B para atender uma conta
pequena. Era atendimento, mas usava os estagiários da
agência para me ajudarem a criar anúncios e montar
Ogilvy&Mather Brazil:
Red, hot and sexy
Crispin.Goodby.Wieden.Fallon.
Mother.Santo.BBDO/NY.TBWA/
Paris.Ogilvy&Mather/Brazil.Wait
aminute,Ogilvy&Mather/Brazil?
Yep, that’s right. Justfiveyears ago
no one could possibly imagine the
agency amidst such a select group.
The agencywas surely known for
its 360 (remember that term?)
capabilities in theBrazilianmarket
but far from being considered a
creative powerhouse.TodayO&M
Brazil is one of the hottest shops
in the global ad scene, growing
steadily over the past years in the
threemainareas taken intoaccount
to assess an agency’s performance:
business results, awards and
culture penetration. In thisAdAge
SpecialEditionwe take a close look
atO&M Brazil and their journey
fromgood togreat.
HowO&MBrazil
becameoneof the top
global adplayers
Welcomig reception:
FernandoMusa,GM,andAnselmoRamos,ECD.
ByJEREMYMULLMAN
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BRAND IDENTITY
onPage
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Thereinvention
ofan icon
ByANDREWHAMpp
In 2008OgilvyGroup inBrazil
launched its new cultural behavior:
BeingMoreDavid.Itwasamoment
theagencyneeded tobe seenas fast,
lean,smart,abitmoreexcentricand
irreverent.
When everybody is going digital
and looking for channel-free ideas,
how do you stand out? O&M
was very fortunate in yearly on
understanding thatveryoftendoing
everything at the same time could
endup in an averagework.
See
DIGITAL
onPage
2
See
EARLYYEARS
onPage
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TheEarlyYears
July30,2012
adage.com
CrAIN’S INTErNATIONAlNEWSPAPErOFMArkETING |U.S.$3.99,CANADA$5.00,U.k.£3.95
SPECIALEDITION-OGILvY&MAThERBRAzILCASESTuDY
crain
Some of the 2008 work
that got it all started.
ByALiCEZ.CUNEo
proudtowork
on“traditional”
advertising
A campanha de doação de órgãos do Sport Club Recife,
que conquistou GP de Promo&Activation em
Cannes 2013, chegou a ser tema de uma reportagem
do Fantástico, da Rede Globo
Ação Manobrista Bêbado, promovida há dois anos no
estacionamento do Bar Aurora, em São Paulo, passou
a mensagem ”Se beber não dirija” de uma forma
inusitada e acabou premiada no Cannes Lions 2011