Revista ESPM - março-abril - Empreendedorismo. O grande sonho brasileiro. - page 133

março/abrilde2013|
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Onegócioéacreditar!
Por Anna Gabriela Araujo e FranciscoGracioso
Fotos: Divulgação
N
o início de março, começou a ser veiculada a nova campanha publi-
citária do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empre-
sas (Sebrae). Criada pela agência Lew’Lara/TBWA, a iniciativa tem
por objetivo divulgar o novo posicionamento estratégico da marca
Sebrae, que deseja ser reconhecida como a opção mais fácil e econômica de ob-
ter orientação e conhecimento empresarial.
De acordo com Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae, o traba-
lho da entidade é auxiliar os 27 milhões de micro e pequenos empresários que
faturam até R$ 3,6 milhões e juntos respondem por 25% do PIB brasileiro e
por mais de 50% dos empregos formais no mercado nacional. “Na comparação
com outros países, o empreendedorismo no Brasil perde apenas para a Nigé-
ria, Estados Unidos e China, o que comprova a tendência e vocação da popula-
ção brasileira para empreender.”
Economista, com doutorado pela Freie Universitaet Berlin, na Alema-
nha, Santos é especialista em políticas de desenvolvimento na América
Latina e na África, com foco em micro e pequenas empresas, finanças e
desenvolvimento local. No Sebrae desde março de 2003, ele foi assessor da
presidência, gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros e diretor
das áreas de administração e finanças. Nos últimos meses, tem se dedicado,
principalmente, aos temas da inovação e do desenvolvimento sustentável
para maior competitividade dos pequenos negócios. “Em 2000, metade das
empresas brasileiras fechava as portas depois de dois anos de existência.
Hoje, mais de 73% sobrevivem.”
Nesta entrevista, Santos traça o perfil do empreendedor brasileiro e aponta
como o trabalho do Sebrae tem contribuído para a geração de negócios no país.
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