Revista ESPM - março-abril - Empreendedorismo. O grande sonho brasileiro. - page 127

março/abrilde2013|
RevistadaESPM
127
desestabilizador nas corporações; a hierarquia como
diferenciação de papéis e não de poder; os preconceitos
na companhia; as analogias de cenas cotidianas como
espelho de situações maiores da sociedade; as relações
coma velhice; os conflitos presentes nas organizações; o
lugar do jovem adulto na sociedade contemporânea etc.
Por meio da prática de um teatro humanista, social e
pedagógico, os integrantes do grupo conseguem um de-
senvolvimento pessoal e social que possibilita o cultivo e
exercíciodevaloresdeéticaecidadaniaemoutrosambien-
tes
entre eles, o local de trabalho. O espectador, ao fazer
parte do segmento socioeconômico e cultural dos atores,
compartilhadomesmo fenômeno teatral identificando-se
com os temas, a abordagem e a linguagem estética utili-
zada nas encenações. Dessa forma, a cada espetáculo, o
colaborador, espectador-cidadão, tocado esteticamente,
pode ser mobilizado nos seus valores éticos, ampliando
assim a experiência teatral também para
sua vida pessoal, social e profissional.
Énessaperspectivaqueanoçãodapassagemdocolabo-
rador anônimo ao ser visível faz parte de umdos objetivos
domodeloapresentado,jáquesebuscacriarcondições,por
meiodo teatro, de favorecer processos de humanizaçãona
empresa, dando voz, corpo e gesto aos seus colaboradores.
Esses, em muitos casos, encontram-se inseridos em es-
truturas baseadas unicamente em interesses comerciais,
que, em geral, podem implicar falta de protagonismo e
participaçãonocotidianopessoal eprofissional.Quandoa
empresa traz, para si, objetivos que incluemaparticipação
direta do colaborador no universo corporativo e social, a
possibilidade de envolvimento é maior. A visibilidade que
sedesenvolvenessetipodeprojetoabrangediversosníveis
dereconhecimentoevalorizaçãodocolaboradoremrelação
a si mesmo e aos outros, além de ganhos de identificação
e compromisso com o projeto humanista, operacional e
comercial da empresa. Assim, a formação de umgrupo de
teatroencontraráepoderáfavorecer,aomesmotempo,um
terreno fértil de desenvolvimento e criatividade.
Visão do palco
O surgimento de um grupo de teatro dentro da empresa
pode enriquecer o processo de socialização e o potencial
de participação de identidades diferentes no âmbito da
gestão de pessoas. A inclusão e o respeito de aspectos
Ailustraçãoéparteintegrantedofolheto
TeatronaEmpresa,queintegraelementos
simbólicostantodotrabalhocomodaarte
teatraleviabilizaacombinaçãodaexpressão,
comunicação,lazereprodutividadeno
mesmoespaçocorporativo
1...,117,118,119,120,121,122,123,124,125,126 128,129,130,131,132,133,134,135,136,137,...164
Powered by FlippingBook