Revista ESPM - março/abril 2002 - page 53

Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
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C. MTV
MTV é, das quatro marcas que estudamos, aquela em que a identidade cromática
é mais aberta. Ou seja, é a marca cuja percepção não está enraizada em uma ou duas
cores dominantes, como é o caso das outras três marcas. É muito provável que a
forma intencionalmente mais livre com que a logomarca da MTV tem sido apresen-
tada ao longo dos anos seja a razão principal para essa abertura cromática. Pelo me-
nos cinco cores têm um papel importante na definição perceptual de sua identidade:
o preto; os azuis (claro e escuro); o vermelho; o laranja e o amarelo. Apenas as varian-
tes Cosméticas e Suaves de nosso
deck
de cores não têmumpapel importante na percep-
ção cromática de MTV. Por essa mesma razão, este foi o caso em que tivemos o
maior nível de multiplicidade (número médio de cartões escolhidos para cada entre-
vistado na associação com a marca) em nosso estudo, o que reflete a abrangência
perceptual do cromatismo de MTV e a impossibilidade do consumidor de eleger um
número menor de cores para representar a marca. É importante dizer o seguinte: os
policies de uso destas quatro marcas não são iguais. Parece-nos que MTV é aquela
em que os padrões de uso da marca e de seus elementos de representação visuais são,
planejadamente, menos rígidos (vide tabela # 7).
MTV
(CORE
S)
Preto
Azul Escuro
Vermelho
Laranja
Amarelo
Azul Claro
Verde Cítrico
Bordô
Branco
Verde
Cinza
Lilás
Rosa
Creme
Marrom
BRASIL
%
33
26
23
23
19
27
16
19
12
15
7
9
8
4
3
MÉXICO
%
49
43
31
24
25
14
17
15
17
11
15
9
3
3
3
VENEZUELA
%
37
32
27
23
25
19
20
15
14
12
15
9
5
5
5
Tabela # 7
1...,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52 54,55,56,57,58,59,60,61,62,63,...103
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