Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
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As três formas geométricas mais relacionadas à Nike em nosso estudo refletem
três dimensões centrais da marca: o zigue-zague; a elipse e o ponto.
•
Zigue-zague
: Este zigue-zague está muito menos associado a um princípio de
repetição e de previsibilidade como para a marca McDonald’s. Em certo sentido, ele
está mais próximo ao zigue-zague da MTV, que simboliza agitação e dinamismo. No
caso de Nike, esta forma é sincopada por excelência e deve refletir o ritmo ativo
porém irregular e carregado de surpresas da
performance
esportiva. Ele é também
uma referência indireta ao movimento do swoosh.
•
Elipse
: Esta forma também contém uma clara evocação ao ícone da marca, o
swoosh
. Afinal, o
swoosh
é uma elipse que “não se completa”. Ou, talvez, que se
complete apenas com a
performance
do usuário da marca ao praticar o esporte. Po-
rém, a elipse é mais do que isso. A elipse é um círculo distorcido, ou uma totalidade
distorcida. Por um lado, ela é mais dinâmica que o círculo mas, por outro lado, me-
nos equilibrada.
•
Ponto:
o ponto como uma forma absoluta, única, o começo, o indivíduo. Algo
particular que só Nike tem.
Como no caso das outras marcas, o que observamos para Nike é uma clara con-
sistência dos resultados, particularmente para estas três formas, entre os três países
(vide tabela # 11).
MTV NIKE
(CORES)
Preto
Branco
Azul Escuro
Vermelho
Azul Claro
Cinza
Amarelo
Laranja
Verde
Lilás
Bordô
Creme
Verde Cítrico
Rosa
Marrom
Nenhum / Não Sabe
BRASIL
%
49
38
34
28
24
15
8
5
5
5
3
4
1
3
3
0
MÉXICO
%
65
36
42
38
19
23
18
15
6
6
5
4
8
5
3
1
VENEZUELA
%
59
39
35
27
27
27
13
7
5
3
5
3
3
2
1
0
Tabela # 10