Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
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B. Mc Donald’s
McDonald’s é a marca, entre as quatro que avaliamos, em que a identidade cro-
mática percebida pelos consumidores é absolutamente homogênea nos três países e
reflete essencialmente a vibração de suas duas cores básicas: amarelo e vermelho.
As duas são escolhidas por, aproximadamente, 70% dos jovens nos três países. Tudo
indica que a predominância des’sas duas cores na arquitetura das suas lojas, em sua
comunicação visual em geral e em sua propaganda é um
fingerprint
da marca
McDonald’s (vide tabela # 4)
McDONALD’S
(CORE
S)
Amarelo
Vermelho
Laranja
Branco
Preto
Azul Escuro
Azul Claro
Verde Cítrico
Verde
Creme
Bordô
Cinza
Marrom
Lilás
Rosa
BRASIL
%
76
73
19
12
6
5
5
7
6
4
5
2
3
2
1
MÉXICO
%
73
73
28
16
15
2
10
4
3
9
7
8
3
3
2
VENEZUELA
%
73
73
13
19
11
11
9
7
9
4
3
5
3
3
3
A “geometria” da marca McDonald’s também tem um claro
uniqueness
: a predo-
minância de formas rítmicas (zigue-zague; minhoca; caracol). São formas inequívo-
cas de demonstração de dinamismo, movimento e também alguma combinação entre
repetitividade porém com certa dose surpresa também. Se as cores (vermelho e ama-
relo) são um espelho sensorial da arquitetura e sinalização da marca, estas formas
geométricas escolhidas pelos respondentes são uma expressão da sua relação com
produtos e serviços da empresa, especificamente os sentidos de: dinamismo,
repetitividade (sem sustos) e alguma surpresa/inovação (tabela # 5).
Tabela # 4