Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
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As fotos principais da atmosfera McDonald’s revelam: (1) o sentido comunitário
do consumo com o grupo de amigos e (2) e a dimensão lúdica e descontraída, repre-
sentada pelas crianças correndo numa duna de areia. Trata-se menos do sentido literal
do consumo infantil apenas e muito mais da capacidade desta marca em se opor a
modelos adultos e formais de alimentação e refeição. Duas outras fotos também são
muito ilustrativas da atmosfera McDonald’s (Avenida/Prédio e Metrô). Elas refletem
de modo exemplar a forma como o estilo de consumo
fast-food
se encaixa no dia-a-
dia movimentado e estressante da vida urbana. Aliás, o contraponto entre as duas
primeiras fotos (Grupo de amigos e Crianças) e as duas seguintes (Avenida/Prédio e
Metrô) é muito interessante. Esse contraponto reflete o que imaginamos possam ser
um dos valores mais importantes desta marca: sua capacidade de criar uma atmosfe-
ra de encontro, de informalidade e descontração durante períodos da semana carrega-
dos de obrigações e compromissos (vide tabela # 6).
McDONALD’S
(DESENHOS)
Zigue-Zague
Minhoca
Caracol
Círculo Fechado
Elipse
Círculo Aberto em Cima
Círculo Aberto à Direita
Círculo Aberto à Esquerda
Triângulo
Ponto
Quadrado Fechado
Paralelogramo
Quadrado Aberto à Direita
Reta Descendo
Quadrado Aberto em Cima
Reta Vertical
Quadrado Aberto à Esquerda
Reta Horizontal
Reta Subindo
Nenhum/Não Sabe
BRASIL
%
32
29
18
17
11
7
6
5
6
4
6
4
1
3
2
3
2
3
2
0
MÉXICO
%
32
33
17
11
19
17
16
13
9
9
7
9
7
4
3
3
3
3
3
0
VENEZUELA
%
31
28
11
14
13
11
9
9
7
8
6
7
3
1
4
1
3
1
2
1
McDONALD’S
(FOTOGRAFIA))
Grupo de amigos
Crianças
Avenida/Prédio
Metrô
Pôr-do-sol
Jogadores
Galeria de arte
Praia
No Pico
Esquiadores
Raio
Nenhum/Não Sabe
BRASIL
%
50
39
33
15
12
5
5
7
2
1
2
0
MÉXICO
%
29
41
27
18
20
12
9
8
9
7
9
0
VENEZUELA
%
33
36
25
25
21
13
12
10
9
9
7
0
Tabela # 5
Tabela # 6