Janeiro_2006 - page 47

A inevitável convergênciada
Mídia coma tecnologia
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REV I STA DA ESPM–
J A N E I RO
/
F E V E R E I R O
D E
2006
“é chocante”, diz Joel Schlader, que
supervisiona as atividades de
videogames do Grupo Daimler
Chrysler. Há anos os videogames já
roubam consumidores que, em vez
de jogar, poderiam assistir à TV ou
ler uma revista. Agora eles come-
çaram a atrair a atenção de algumas
personagemdas propagandas ame-
ricanas da Procter &Gamble.
Os consumidores jovens não acre-
ditammais nos comerciais de TV e
achamqueas salasde
chat
têmmais
credibilidade. Foi o que disse ao
Media Guardian,
Roisin Donnelly,
diretora de marketing da Procter &
Gamble, um dos maiores anun-
ciantesdomundo.Citandopesquisa,
avalia que surgiu uma separação
entre pais – que ainda vêem a TV
comoprincipalmeio–eos filhoscom
menosde25.Acompanhiaconsidera
a TV importante em sua comu-
nicação, mas aumenta seu interesse
pelas revistas, rádio, internet e o
“boca a boca” – que trata comomí-
diaem separado.Há4anos, quando
lançouopapel higiênico
Charmin
, a
P&G distribuiu amostras para
formadoresdeopiniãoeoquechama
de
chat leaders
– gente comum que
tem poder de influenciar seu grupo
social ou os colegas de trabalho.
Com o título:
The lost boys
, a revista
americana
Wired
, que aborda com-
portamento e tecnologia, trouxe uma
grande matéria demonstrando como
estámudando o hábito demídia das
pessoas,notadamenteosjovens,epara
ondemigra a verba de comunicação
dosmaiores anunciantes eopor quê.
É fundamental entendermos que
estamos revolucionando nossos
hábitos em consumo de mídia e,
certamente, podemos afirmar que
estamos construindo uma nova e
diferente sociedade. Hoje, noBrasil,
amulher já representa 50%da força
de trabalho.Damesma forma, opaís
bate o recorde de estudantes nas
escolas. As atividades vão sendo
incorporadasumaauma;estudaroutra
Como títuloThe lostboys, a
revistaamericana
Wired
,que
aborda comportamento e
tecnologia, trouxeumagrande
matériademonstrandocomo
estámudandoohábitode
mídiadaspessoas,
notadamenteos jovens, epara
ondemigraaverbade
comunicaçãodosmaiores
anuncianteseoporquê.
empresascomgrandescontasdepro-
paganda, parte de um assalto mais
amploporpartedenovosmeiospara
atrair setores tradicionais.
ALeviStrauss&Co.eaProcter&Gam-
ble Co. estão entre as que pagaram
para aparecer no jogo Nascar 2005:
Chase for the cup, lançado recen-
temente, e que geroumais deUS$ 1
milhão em faturamento publicitário
parasuacriadora,aElectronicArts Inc.
Quando um jogador se dá bem, ele
ganhaodireitodedirigirumcarrocom
um brasão com o logotipo do jeans
Levis Signature e competir numapista
com amarca da Levis. A equipe que
troca os pneus nos boxes é
compostadepersonagensanimados
de modo a se parecerem com um
O rádionoBrasil tornou-se, nosúltimos trêsanos, líderem
audiênciana faixahoráriadas5às18horas, eashoras
consumidasao longododia jásuperaramasda televisão.
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