Janeiro_2009 - page 49

Joana
CastelloBranco
janeiro
/
fevereiro
de
2009 – R e v i s t a d a E S P M
49
s
estilo de liderança se rela-
ciona com a eficácia das
empresas. Ele influi nos
processos, produtos, servi-
ços e, consequentemente, no re-
sultadodaorganização. Àmedida
que mudam as pessoas, o mer-
cado e suas expectativas, mudam
os estilos de liderança.
Pan e Scarbrouch concluem em um
estudode casoque a liderança éum
fator essencial para se alcançar o
sucesso tambémnagestãodoconhe-
cimento.EssaLiderançaquese traduz
nacapacidadedecriar,difundiregerar
conhecimentoéoqueaumentaaca-
pacidade inovadoraecompetitivada
empresadehoje, transformando-aem
umaorganizaçãoqueaprende.
Naeconomiaatual,paraqueasem-
presas tenhamvantagenscompetiti-
vas sustentáveis ao longodo tempo
jánãodevemdepender somentede
seu capital físico e tangível. O que
enfatizaanecessidadedoexercício
da liderançaparaseobteroêxitodas
estratégiasdemudançaeaprendiza-
gemorganizacional.
Segundo Nonaka e Takeuchi, o pro-
cessode aprendizagem acontece em
quatroetapasqueenvolvema trocade
conhecimentostácitoseexplícitos,for-
mandoaespiral doconhecimento.
O “conhecimento tácito” tem sua
origem nas experiências de vida,
prática, genética, que incorporam
habilidadeseconhecimentosàspes-
soase,por isso, sãodifíceisdeserem
transferidos. Já o “conhecimento
explícito” é aquele que podemos
transferireorganizarmedianteouso
de metáforas, analogias, conceitos,
hipóteses oumodelos.
O“conhecimento tácito”
tem sua origemnas experiên-
cias de vida, prática, genética,
que incorporamhabilidades
e conhecimentos às pessoas
e, por isso, sãodifíceis de
serem transferidos.
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