Janeiro_2009 - page 50

Liderança
para criar e gerir conhecimento
R e v i s t a d a E S P M –
janeiro
/
fevereiro
de
2009
50
Para criar a espiral do conheci-
mento, as organizações precisam
oferecer ferramentas e ambientes
apropriados para a criação de co-
nhecimento individual e troca de
informações em grupo.
O processo de gestão do conheci-
mento começa com o compromisso
da liderança da empresa, que deve
estimularoprocessodeaprendizagem
em todos os níveis da organização.
Isto sedápelacriaçãodepolíticasde
formação e desenvolvimento perma-
nente, tantononívelpessoalcomono
nívelorganizacional,a formulaçãode
trabalhos em equipe, de ambientes
que facilitem a aprendizagem e do
investimento em novas tecnologias e
ferramentasparaa inovaçãoecompar-
tilhamentodeconhecimento.
Os líderes da empresa também de-
vem definir suas estratégias e quais
sãoosconhecimentosmais importan-
tesparaacorporação,determinando
assimquais os processos fundamen-
tais, em quais áreas a inovação é
primordial deacordocomoentorno
ea situaçãodomercado.
Uma organização orientada para a
estratégiadeveentenderquesuasati-
vidades cotidianas e suas iniciativas
trabalham embuscadeumobjetivo
eum resultadomais importanteque
aquelesdecurtoprazo.Necessitaser
uma organização com uma equipe
que tenha liderança, que esteja
alinhada para criar sinergia, trans-
formandoaestratégiaemuma tarefa
comum. Por sua vez, as estratégias
devemsercompartilhadascom todos
os níveis daorganização.
Assim, com base na metodologia
Balanced ScoreCard
(BSC), a em-
presa voltada para a estratégia deve
seguir cinco fundamentos: liderança
executiva, tradução da estratégia,
alinhamento da organização para
criar sinergia, transformação das
estratégias emuma tarefade todos e
umprocesso contínuo.
Portanto, devem ter a aspiração para
alcançar suas metas e traçar estraté-
gias;permitiraparticipaçãodosmem-
brosdaorganização, possibilitandoa
autonomia; estar alerta aos sinais do
ambiente interno e externo, estimu-
landoocaos criativo; alémdeprover
rápidoacessoàs informaçõesnecessá-
riasparaaexecuçãodo trabalhodiário
eparaquehajaa inovação.
Para Norton, D., criador do BSC, “o
BSCéuma ferramentadeadministra-
çãodeempresasquemostracontinua-
mentequandoumacompanhiaeseus
empregados alcançam os resultados
definidosporseusplanosestratégicos.
Tambéméumaferramentaqueajudaa
companhiaaexpressar seusobjetivos
e iniciativas necessárias paracumprir
com a estratégia”. Sendo, portanto,
uma ferramentadeauxílio.Odesafio
é reconhecer algoque estánamente
das pessoas e transformá-lo em um
ativo empresarial, algo que se possa
acessar e que possa ser utilizado por
umgrandenúmerodepessoas.
Nas empresas, assim como nas insti-
tuiçõesdeensino,existempessoasque
ensiname facilitamaaprendizagem.O
OBSCéuma ferramentade
administraçãodeempresas
quemostra, continuamente,
quandoumacompanhiae
seus empregados alcançam
os resultadosdefinidospor
seusplanos estratégicos.
s
Visãoe
estratégia
aprendizadoe
conhecimento
Paraalcançarnossavisão,
comosustentarehabilida-
de demudar e progredir?
cliente
Para alcançar nossa visão,
como devemos ser vistos
pelos clientes?
processos inter-
nosdenegócios
Para satisfazer os clientes,
em quais processos devemos
nos sobressair?
Financeiro
Para ter sucessofinanceiramen-
te, comonósdevemosaparecer
para os nossos investidores?
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