R E V I S T A D A E S P M –
maio
/
junho
de
2010
128
existiriadesenvolvimentohumanosem
design.Oqueahumanidadenecessita
édeumdesignmais conscientee sus-
tentável.Apráticadodesigndeveriaser
ensinada desde cedo nas escolas com
umobjetivomaior:criarumaharmonia
mais sustentável entre o natural e o
artificial.Nuncaentendimuitobempor
queodesignsóéensinadoparaadultos
emcursosdegraduaçãouniversitária.O
designer Victor Papanek afirmou que,
quando trabalhou nos países escandi-
navos,percebeuqueoensinodedesign
básicocomeçadesdea infância.
Se todosnós temosacapacidadenaturalde fazer
design,porqueamaiorpartedomundoartificial
étãodesagradável?Amaioriadasempresasedos
governosnão incluemofator“designconscientee
sustentável”nosseusprocessos.Masodesignestá
lá, em todososseusdepartamentos, sendoprati-
cadoporpessoasquesãodesignersespontâneos,
porémespecializadasemoutrasdisciplinas.Tanto
os favelados como os funcionários de empresas
praticamodesigndanecessidade, umdesignde
resposta rápida. Essaéanaturezahumana, fazer
tudoda formamais imediata.Anecessidadegera
ansiedadeeumareaçãoinstantânea,quasenunca
eficiente ou estética. As pessoas passam toda a
sua vida completamente rodeadas dasmúltiplas
manifestaçõesdodesign.Estamostãoimersosem
designquenãocostumamospercebê-lo.Odesign
é invisívelparaagrandemaioriaesóépercebido
quandoéexcepcional,ouquandofalha:umamão
quesecortanaaberturadeumaembalagem,um
navio que vasa combustível tóxico, um prédio
quecolapsaduranteum terremoto.Quandouma
pessoa se perde emum complexo arquitetônico,
nãopercebeque issopodeteracontecidoporuma
questãodedesignmalprojetado.
OPROCESSODODesignThinking
IMERGIR
IDEALIZAR
CONSTRUIR
OPROTÓTIPO
COMPARTILHAR
&REFLETIR
PROCURARPOR
NECESSIDADES
Método idealiazadope
lo Hasso Plattner Ins
tituto de Design, tam
bém conhecido como
d.school, na Universi
dadedeStanford,EUA.
Diagrama de projeto
centrado no usuário e
na necessidade de en
contrar produtos e ser
viços inovadores.
Design é um processo
em que qualquer ser
humanoconseguecon
jugarnaturalmente,sem
precisar deumaautori
zação formal.
Arquivo