Maio_2010 - page 126

R E V I S T A D A E S P M –
maio
/
junho
de
2010
126
dedicaaproximadamente150palavrasparaesbo-
çar a suadefiniçãodedesign. Ela começa com a
interdependência entredesign eprojeto e cita as
ligaçõesdodesigncomoutrasatividades:artísticas,
científicas,tecnológicas,produtivas,econômicase
comaprópriacomunicação.Assim,ainterpretação
dapalavradesignpassasempreporumfiltro,que
éamentedequempensa.
Buscandopelo
mais autêntico
nas interpretações
possíveis
Das
tentativas de definições completas, en-
contradasduranteosmaisdetrintaanos
d e
profissão,aminhaprediletaéadeMilton
Glaser,poiselacaptaaessênciadodesign
comumavisãoamplaepoética.Glaser
foi umdos fundadoresdo célebrePush
Pin Studios, um criador icônico e sim-
bólico do seu tempo. “Uma definição
dedesign é a intervençãono cursodos
eventos para produzir um efeito dese-
jado. Outra definição é que o design é
o prólogo das intenções nos negócios
humanos.Umaterceiraeespecialmente
elegantedescriçãoéqueodesignmuda
ascoisasdeumacondiçãoexistentepara
umaoutrapreferida...Designnãoprecisa
terumcomponentevisual.”Essatríplice
e graciosa definição coincide comuma
observação do
Dicionário daComunica-
ção
:“Portanto,designtemmaisavercom
desígniodoquecomdesenho:desígnio
significaaideiaderealizaralgo,intenção,
propósito,vontade”.NavisãodeGlaser,o
designsaidotangívelvisualemergulha
dentrodohomem. Eu confesso que gostodessa
definiçãomúltipla porque coincide exatamente
comomeupensamentosobreodesign.Aminha
empresachama-se,hámaisdetrintaanos,
Animus
,
quesignifica
alma,
em latim.Euacreditava,desde
o início, queodesign tinhaaver comaalmadas
coisas, como soprovital criativoque transforma
apráticadavida.
Aterceiraeelegantedefiniçãodedesigncitadapor
Glasersaiudolivro
SciencesoftheArtificial
,editado
em1969peloMIT.Nesse livro, umgêniomulti-
disciplinar,HerbertA.Simon, lançouasbasesda
InteligênciaArtificial indicandoque“engenharia,
medicina, negócios, arquitetura e pintura estão
relacionados não com o necessário, mas com o
possível, com a contingência... não como as coi-
sas são,mas como elas podem ser... em resumo,
comdesign. Odesign é usadopor todos os que
planejamaçõesdirigidasparaatransformaçãode
situaçõesexistentesparaoutraspreferidas.”Simon
dissemuitomais. Elepercebeuqueomundoar-
tificial funciona comoumaponteentreomundo
internodohomem e a realidade exterior. Simon
foi um cientista cujas pesquisas abrangeram os
camposdapsicologia cognitiva, programaçãode
computadores, administraçãopública, economia,
administração, psicologiada ciência, sociologiae
}
Umadefiniçãodede­
signéa intervençãono
cursodos eventos para
produzirumefeitodese­
jado. Outra definição é
queodesignéoprólogo
das intenções nos ne­
gócios humanos. Uma
terceiraeespecialmen­
teelegantedescriçãoé
que o designmuda as
coisas de uma condi­
çãoexistenteparauma
outra preferida... De­
signnãoprecisa terum
componente visual.
~
(MiltonGlaser).
O designer gráficoMil­
tonGlaser foi quemes­
tampou a famosa frase
I loveNY. Seu trabalho
se caracterizapela sim­
plicidadeeoriginalidade.
Tevegrande impactono
designe ilustraçãomo­
dernos. Outro famoso
trabalho deGlaser é o
posterBobDylan.
MiltonGlaser
MiltonGlaser
1...,116,117,118,119,120,121,122,123,124,125 127,128,129,130,131,132,133,134,135,136,...140
Powered by FlippingBook