Setembro_2001 - page 50

57
RevistadaESPM–Setembro/Outubrode 2001
Mesa-Redondasobreo
EnsinoSuperiornoBrasil
Mesa-Redondasobreo
Mesa-Redondasobreo
Mesa-Redondasobreo
Mesa-Redondasobreo
Mesa-Redondasobreo
EnsinoSuperiornoBrasil
EnsinoSuperiornoBrasil
EnsinoSuperiornoBrasil
EnsinoSuperiornoBrasil
EnsinoSuperiornoBrasil
(comênfaseemcursosdecomunicaçãosocial
eadministraçãodeempresas)
A
discussãoentreos participantes damesa-
redonda levantoualgumasquestões funda-
mentaisparao futurodaeducaçãosuperior
em nosso país. De um lado, o Sr. Luiz Edmundo
Costasugerequeoprincipal papel dauniversidade
é preparar seres humanos bem formados, aptos a
enfrentarproblemase tomardecisões,capazes tam-
bém de pensar estrategicamente e de relacionar-
se harmoniosamente com os seus companheiros
de trabalho. Com isso concordou a Prof.ª Aylza
Munhoz, enfatizando o que chama de formação
holística dos jovens graduandos e dos executivos
que fazem os cursos de pós-graduação. Já oProf.
Francisco Gracioso discorda dessa tese. Embora
concorde com a necessidade de incutir valores e
exemplosdevidaaosalunos, achaquea formação
de seres humanos perfeitos é uma tarefa ampla
demais para ficar a cargoapenas dauniversidade.
Segundoele,asescolassuperioresdevem também
zelar pela geração de novos conhecimentos,
conceituando e contextualizando experiências que
– de outra forma – se perderiam.
OProf.MarcosAmatucci vai além.Afirmaque
opapel dagraduaçãoéaprofissionalizaçãodos
seus alunos, preparando-os para enfrentar as
exigências domercadode trabalho, as quais, na
prática, não são as descritas por Luiz Edmundo
Costa.
AProf.ªGloria Lima também defende a neces-
sidadedepreparar osalunosparaenfrentar osde-
safiosprofissionais.Masenfatiza tambémopapel
da universidade na transmissão de conhecimen-
tos, que ela distingue da mera informação. Esta,
sim, é perecível. Já o conhecimento é a base do
desenvolvimento futuro do jovem graduando.
É preciso levar em conta que os participantes
destamesa-redondaestãomais familiarizadoscom
empresas e escolas de alto nível, acostumados a
critériosestritoseelevadospadrõesdeexcelência
em tudooque fazem. O teor das discussões refle-
te, de certa forma, este ambiente específicio que
nãoé, necessariamente, comumàmaioriadoscur-
sos superiores de comunicação social e adminis-
tração de empresas, em nosso país.
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,60,...98
Powered by FlippingBook