Revista ESPM - jul-ago - Revolução Silenciosa - educação executiva como vantagem estratégica das empresas - page 68

estratégia
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Revista da ESPM
| julho/agostode 2013
Atualmente, para contratar jovens que entramnomer-
cado de trabalho é necessário ter soluções para superar
suaslimitações.Estaspodemcomeçarpelosvalorespouco
lapidados, pela forma de se apresentar e se comunicar.
Muitos são incapazes de entender e discutir o que leem.
Nesses casos, cabe oferecer programas para que possam
entendermelhoraimportânciadosvaloreshumanos,cida-
dania, profissionalismo, responsabilidade e disciplina,
exemplificando como esses pontos se fazem presentes
na cultura da empresa. Outras deficiências podem ser
cobertas por programas de realfabetização e de reforço
de português ematemática.
Para aquelas empresas quenão investem, resta apenas
lamentar as deficiências educacionais e conviver com
a alta rotatividade e a baixa produtividade. O custo de
não investir pode superar de longe os bons investimen-
tos em educação corporativa.
Quando bem planejada, a capacitação evita as lon-
gas esperas e frustrações com o recrutamento tradi-
cional. Contudo, o retorno do investimento depende
também de outras ações de gestão de pessoas, como
a qualidade da liderança e das práticas para valorizar,
estimular, remunerar, avaliar e reconhecer as equi-
pes, com justiça e transparência.
Comvisãode longoprazoesensodecidadaniacorpora-
tiva, as empresas podemse aproximar das escolas, como
ocorre em outros países. Abrir suas portas para visitas
e despertar novas vocações, mostrar como funcionam
as tecnologias, realizar palestras sobre omundo do tra-
balho, apoiar a ação de terceiros ou atémesmo oferecer
programas de qualidade como faz a Fundação Bradesco.
A revolução da educação a distância
Uma revolução está emmarcha e não sabemos até aonde
vai. O ensino a distância (EAD) veio para transformar o
paradigma que vivemos há séculos. Ao remover barrei-
ras de acesso e elegibilidade, o EAD deixa claro que a
responsabilidade primária pelo desenvolvimento é do
próprio indivíduo e não de terceiros: escola, empresa ou
outra instituição.
OEAD
representa
uma valiosa
oportunidade
para as
universidades
corporativas de
todo o mundo
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