Revista ESPM - jul-ago - Revolução Silenciosa - educação executiva como vantagem estratégica das empresas - page 72

Carreira
72
Revista da ESPM
| julho/agostode 2013
Um cenário dinâmico aumenta a complexidade do
trabalho exercido nas organizações e exige o desenvol-
vimento contínuo do gestor contemporâneo. Essemovi-
mentoabrangeumaconstanteatualizaçãodeconhecimen-
tos técnicos, bemcomo o aprimoramento de habilidades
de liderança, comunicação e relacionamento pessoal. A
formação continuada de gestores deve ir além do domí-
niode conhecimentos técnicos, pois os profissionais que
têmsomente esses conhecimentos não sabem, necessa-
riamente,mobilizá-los de forma pertinente emsituações
complexas de trabalho e de imprevisibilidade. É impor-
tante destacar que o ser competente realiza-se na ação,
onde a mobilização requerida é múltipla e implica saber
administrar a complexidade, integrar, mobilizar e com-
binar saberes variados e heterogêneos para a resolução
de problemas e desenvolvimento de soluções.
Com base em pesquisas realizadas com gestores de
organizações de grande porte
como Natura, Dell e
Stihl
, apresento a seguir a trajetória de aprendizagem
trilhada pelos gestores contemporâneos para o desen-
volvimentode competências demandadas pelomercado.
Hoje, a formação continuada dos gestores de alto desem-
penho ocorre por meio de uma rota que se estende ao
longo de toda a vida profissional. Nesse percurso, a for-
mação de seus saberes ocorre pelo confronto constante
entre a teoria e a prática e vice-versa. O saber teórico, ou
seja, o vasto repertório de conhecimentos do seu campo
de especialização, normalmente construído a partir de
sua educação formal, fornece subsídios para o exercício
de sua prática. Já o saber prático serve para validar, com-
plementar e relativizar esse saber teórico. Esse diálogo
entre teoria eprática estáno centrodoprocessoevolutivo
do profissional, comomostra a ilustração
Amobilização
do saber teórico e do saber prático
, representada abaixo.
Somando o saber teórico e oprático, o gestor dispõe de
umsaber processual, que está relacionadoà reflexividade
Amobilizaçãodosaberteóricoedosaberprático
Defrontar novas
situações à luz
do seu Saber
SABER PROCESSUAL
(saber fazer)
Valida, complementa,
relativiza o
Saber Teórico
SABER PRÁTICO
(experiências
vivenciadas)
SABER TEÓRICO
(repertório de
conhecimentos
especializados)
(
O
r
g
a
n
i
z
a
ç
ã
o
,
m
o
b
i
l
i
z
a
ç
ã
o
d
o
s
S
a
b
e
r
e
s
T
e
ó
r
i
c
o
s
e
S
a
b
e
r
e
s
P
r
á
t
i
c
o
s
)
Fonte:
Galli (2013)
1...,62,63,64,65,66,67,68,69,70,71 73,74,75,76,77,78,79,80,81,82,...160
Powered by FlippingBook