Revista ESPM - jul-ago - Revolução Silenciosa - educação executiva como vantagem estratégica das empresas - page 75

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julho/agostode2013|
RevistadaESPM
no ambiente organizacional. Os colegas de trabalho e as
lideranças que o gestor admira são referências e mode-
los de comportamento, exercendo grande influência no
desenvolvimentode suashabilidades eatitudes, aspectos
fundamentais para a composição dos seus saberes. Essa
influência ocorre, sobretudo, na dimensão das habilida-
des sociais, na medida em que o gestor percebe, a partir
do convívio, que profissionais socialmente habilidosos
contribuem significativamente para amelhoria do clima
organizacional, oaumentodaprodutividade eoexercício
de umbomtrabalho.
Afigura do líder inspirador tambémexerce uma influ-
ência significativa no desenvolvimento das habilidades
do gestor. Líderes inspiradores são superiores, colegas ou
familiaresmais experientes que orientamo gestor tanto
emaspectos técnicosquantonasquestõescomportamen-
tais. Esse líder serve como uma espécie de tutor, mentor
para a carreira do gestor. Observa-se que a figura do líder
inspirador surge nas suas primeiras experiências profis-
sionais. É uma pessoa que o gestor elege e vice-versa, e a
relação estabelecida entre eles vai alémde uma simples
orientação profissional, pois existe um vínculo afetivo
que proporciona uma aprendizagem rica para o desen-
volvimento das habilidades sociais. Essa aprendizagem
ocorre tantode forma explícita, pormeiode conselhos do
líder inspirador, quantodemaneira indireta, queconsiste
na observação dos comportamentos e atitudes do líder.
Aeducação formal ocupaumpapel dedestaquena rota
de aprendizagemdo gestor contemporâneo e representa
uma das principais fontes de conhecimentos técnicos
especializados. A era atual émarcada por uma das gera-
ções de gestoresmais educadas da história. Diante desse
cenário, percebe-se que cursar uma pós-graduaçãoMBA
faz parte do processo de desenvolvimento do profissio-
nal. A graduação representa a base conceitual, mas é na
pós-graduaçãoque o sujeito consolida os conhecimentos
especializados apartir daconfrontaçãodos seus conheci-
mentospráticos e teóricos. Ao longodoMBA, ogestor tem
a oportunidade de refletir sobre a sua prática. A reflexivi-
dade não leva o sujeito à simples reprodução de como se
agiu ou à reprodução dos recursos utilizados. Mas serve
parauma reconstruçãoda realidade que contribuirápara
a construção dos saberes do gestor. Ogestor competente
é capaz de agir compertinência, alémde compreender o
porquê e como agir emdeterminada situação.
Os conhecimentos construídos no MBA não se limi-
tamaos conhecimentos teóricos, abrangem, também, o
desenvolvimento das habilidades e atitudes. O aprimo-
ramento das habilidades sociais do gestor no espaço da
pós-graduação ocorre a partir das relações com profes-
sores, colegas e profissionais, e que são estabelecidas ao
longodocurso. Portanto, ocorreumaconstruçãosocial do
conhecimentodentrodoespaçodapós-graduação, que se
dápormeioda aprendizagemindireta eda aprendizagem
por intermédio demodelos. Isso significa que a vivência
dos alunos e professores constitui uma matéria-prima
rica para o processo de aprendizagemdo gestor.
Porfim, observa-sequeascompetênciasdesenvolvidas
pelos gestores emsua rota de aprendizagemultrapassam
osaspectostécnicoseabrangemhabilidadessociaiseemo-
cionais,alémdeatitudesligadasàéticaeàmoral.Taiscom-
petências são desenvolvidas ao longo de um conjunto de
experiênciasdiversasqueresultamnoseuamadurecimento
profissional. Entretanto, oprocessodeaprendizagemnão
ocorre de forma linear, assimcomo trilhar esta rota não é
garantiadosucessoprofissional,poisexisteumadimensão
daformaçãodoespecialistaqueémuitoparticular,ouseja,
amaneiracomoelemobilizaseusconhecimentos.Éimpor-
tante ressaltarque, ao longodessecaminho, oprofissional
éoprincipal responsável por seudesenvolvimento, pois a
aprendizagemassenta no envolvimento e nas iniciativas
doprópriosujeito, bemcomonasuaposturaemrelaçãoàs
experiências vivenciadas.
Genaro Galli
Diretor da pós-graduação e extensão da ESPM-Sul
e professor do MBA da ESPM-Sul
Afigura do líder inspirador
tambémexerce uma influência
significativa no desenvolvimento
das habilidades do gestor
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