Revista ESPM - jul-ago - Revolução Silenciosa - educação executiva como vantagem estratégica das empresas - page 74

Carreira
74
Revista da ESPM
| julho/agostode 2013
rota de aprendizagem representam oportunidades de
reorganizaçãodas representações iniciais dapessoa, que
resultamno seu desenvolvimento. Assim, as competên-
ciasdogestor contemporâneosãodesenvolvidaspormeio
de diversas fontes de aprendizagens, seja no contexto de
aprendizagem formal ou não formal.
O caminho de aprendizagem trilhado pelos gestores
investigadosmostrou-semuitosemelhante, comdestaque
para as experiências profissionais vivenciadas, a influên-
ciadoslíderesinspiradoreseasexperiênciaseducacionais
proporcionadasnos cursosdepós-graduaçãoMBA. Aprá-
ticaprofissional seevidenciacomouma importante fonte
de aprendizagemdo gestor. Os desafios impostos nodia a
diaprofissional representamuma fonte fundamental para
a formaçãodos seus saberes. Noexercíciodaprofissão, os
gestores sãodesafiados constantemente amobilizar seus
conhecimentos teóricosepráticosparaatenderàsdeman-
das impostas. Essa experiência auxilia o gestor a validar
e complementar o seusaber teórico. Éna experiênciapro-
fissional que o gestor submete seus conhecimentos ao
exameda realidade. Portanto, énapráticaprofissional que
o gestor tem as evidências do domínio dos seus conheci-
mentos especializados. O conhecimento, por sua vez, é
a matéria-prima básica para o gestor construir seu novo
saber. Dessa forma, a confrontação da prática com a teo-
ria é umprocesso cíclico e contínuoque resultana forma-
çãodos saberes especializadosdogestor contemporâneo.
Observa-se, contudo, outradimensãodeaprendizagem
relacionada à atividadepráticadogestor: a aprendizagem
queocorreapartirdas inter-relaçõessociaisestabelecidas
rotadeaprendizagemdogestorcontemporâneo
jovem
adulto jovem
(20 a 40 anos)
• Domínio de
conceitos
da área
de Gestão
• Domínio da aplicação
prática dos conceitos
• Aprofundar conceitos
• Atualização teórica
A PESSOA
Conhecimentos e progressos / Valores / Habilidades / Atitudes
FASES DA VIDA ADULTA
adulto médio
(40 a 65 anos)
Fonte:
Galli (2013)
experiências profissionais
experiências pessoais
educação não formal
educação formal
Relacionamento
Prática Teoria
Família / Colegas de trabalho / Tutor
Coaching Mentoring
Cursos livres / Seminários / Palestras / Treinamentos
Graduação
Pós-graduação
Lato Sensu
/ MBA
Pós-graduação Stricto Sensu
1...,64,65,66,67,68,69,70,71,72,73 75,76,77,78,79,80,81,82,83,84,...160
Powered by FlippingBook