Janeiro_2002 - page 24

Revista daESPM –Março/Abril de 2002
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mento completo do BSC e seus impac-
tos no negócio. A equipe de
implementaçãodevedestacarasáreasde
desacordo,asbarreirasà implementação,
fazer um teste da apresentação com al-
guns membros da liderança e definir o
que se espera de decisão para a seqüên-
cia do projeto e aprovação do
cronograma de continuidade.
senvolvimentodaqueles que faltarem.
Vale ressaltarqueos indicadorespro-
movemamotivaçãoorganizacionaleper-
mitem a avaliação da estratégia e do seu
aprendizado. Indicadores funcionam
como ferramentas que conduzem a um
comportamentodesejado,dãoaos indiví-
duosodirecionamentoqueprecisam.Para
osgestoreselesajudama testaroprogres-
sodaorganização emdireção aos objeti-
vos estratégicos e servem comoum teste
permanentedavalidadeda estratégia.
Os indicadores estratégicos deverão
ajudaracomunicaraestratégia.Apresen-
tar repetibilidade e confiabilidade. Ter
uma freqüência de atualização determi-
nada, seremutilizadosparaoestabeleci-
mentodemetas eclarosparaoestabele-
cimento de responsabilidade.
O BSC trabalha com dois tipos de
indicadores. Os de Resultados e os de
Tendências.
Determinar
Indicadorese
Metas
Neste passo, a equipe de implemen-
tação do BSC deverá identificar quais
serãoos indicadoresque irão servirpara
acompanhar odesempenhoda hipótese
estratégica desenhada no Mapa Estra-
tégico.
As informações necessárias a essa
fase são omapa aprovado noWorkshop
1, um inventário dos indicadores exis-
tentes na organização. Como resultado
deverá ser apresentado à organização o
MapaEstratégico refinado,80%oumais
dos indicadores e um plano para o de-
Propósito
Exemplos
PontosFortes
Considerações
IndicadoresdeResultados
Desempenhoaofinaldeum
período
ºVendasaofinaldoano
ºMarketShare
ºLucratividade
Geralmentesãoobjetivose
fáceisdeserrastreadosna
organização
Indicadoresderesultado
refletemcomportamentos
dopassado
IndicadoresdeTendências
Intermedeiamprocessos,
atividadesecomportamentos
ºHorasnocliente
º
Mix
defaturamento
Sãopreditivos.Permitemà
organizaçãoajustarseu
comportamento
Estãobaseadosnasrelações
decausaeefeito.Acoletade
dadosgeralmenteédifícil
1...,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23 25,26,27,28,29,30,31,32,33,34,...103
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