Revista da ESPM – Janeiro/Fevereiro de 2003
61
2.3FasedePrescrição
Umavezqueos alunos têmoconhe-
cimento da “doença do paciente”, bem
como dos remédios potenciais que po-
dem ser prescritos, eles sãoagoraconsi-
derados capazes de fazer a prescrição.
Essa fase pode ser pensada como um
exercício de estratégia, que nunca deve
ficar à margem de qualquer
e-business
[Porter, 2001], desde que a atividade
principal dessa fase é escolher o coque-
tel ideal de remédios, adequadoparaum
negócio específico.Aos alunos é dada a
tarefa de desenhar a cadeia de valor de
um
e-business
(real ounão), quemostra
em detalhes a contribuição de cada “re-
médio” ou aplicativo para aumentar ou
evidenciar a proposta de valor do negó-
cioproposto.
Figura5:SemáforodeacompanhamentodeExercícios
Status
dosExercícios
25/Fev
1
04/Mar
3
Exercício
Alexander
Neide
Patrícia
2
Legenda
Entregounoprazo
Entregouatrasado
Nãoentregou
No finaldaauladeCRM, algunsalu-
nos retiram essas tiras de papel do fras-
co CRM. Até a aula seguinte, eles irão
pesquisar sobreoprincípioativo, levan-
tando informações conceituais, casosde
aplicação e exemplos. No inícioda aula
seguinte à de CRM, os alunos são con-
vidados a apresentar para a classe os re-
sultados de suas pesquisas. Esse tem se
mostrado ummétodo eficiente de revi-
são de conteúdo e que, aomesmo tem-
po, incentiva a participação dos alunos.
Émuito importante para os alunos,
ter um retorno regular a respeitode seus
trabalhos. Issoé feitoatravésdométodo
“semáforo
2
”, enviado semanalmenteaos
alunosvia
e-mail
.VerFigura5.Nos tra-
balhos entregues, o professor escreve
comentários, correções e sugestões de
leituras complementares.
3. Avaliaçãodo
“Modelode
Farmácia”
A ESPM possui um instrumento de
avaliaçãodecurso (pesquisadeopinião)
bastantedetalhado.Este formulário,pre-
enchido pelos alunos no final dos cur-
sos, é composto de três seções: (a) Re-
sultados obtidos no curso (b)Contribui-
çãodoalunoparao resultadodocursoe
(c)Contribuiçãodoprofessor para o re-
sultadodo curso.Algumas das questões
propostas avaliam especificamente o
processodeaprendizado.Exemplosdes-
sas questões são:
1. A seqüência de aulas proporcio-
nou um encadeamento adequado para
facilitar o seu aprendizado?
2. Você teve
feedback
do professor
quantoaoseuaproveitamentoatravésde
comentáriossobreo resultadodeprovas,
trabalhos, etc.?
3. Você participou efetivamente de
todas as atividadespropostas em salaou
fora dela?
4. Oprofessor abordouos temas de
forma a facilitar seu aprendizado?