Revista da ESPM – Janeiro/Fevereiro de 2003
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Os alunos preenchem a pesquisa de
opinião de acordo com a escala de ava-
liação de 1(mínimo) – 4(máximo). Em
um período de 2 anos, o curso de E-
business foioferecidoquatrovezes, com
um total de 92 alunos. As avaliações
das questões 1 - 4 sãomostradas na Fi-
gura 6.
4. Conclusões
Foi apresentada uma proposta pe-
dagógica inovadora para ensino e
aprendizado do curso de
E-business
.
Ela atende adequadamente ao desafio
inerente ao ensino do conteúdo do
curso, uma vez que ao longo do curso
Figura6:AvaliaçãodoCursode
E-business
feitapelosalunos
100% –
80% –
60% –
40% –
20% –
0% –
Grade4
Grade3
Grade2
Grade1
Agradecimentos
Este trabalho é fruto de uma interaçãomedicamentosa positiva entre a ESPM e o ITA.
ÀESPM, por ter viabilizado a apresentação do trabalho na 8
th
International Conference on Concurrent Enterprising
Referências Bibliográficas
KALAKOTA, R. andRobinson,M.
E-business 2.0–Roadmap for Success
,Addison-Wesley, 2000, ISBN: 0-201-721651.
PEPPERS, D. ,Rogers,M.andDorf, B.
Is yourCompanyReady forOne-to-OneMarketing?
, HarvardBusinessReview, Jan/Feb 1999 , p. 3-12.
PORTER,M.E.
Strategy and Internet
HarvardBusinessReview,March2001, p. 63-78.
TURBAN, E. et al.
ElectronicCommerce –AManagerial Perspective
, PrenticeHall, 2000, ISBN 0-13-975285-4.
LuísGonzagaTrabasso
–Professor daPós-GraduaçãodaESPM eProfessorAdjuntodo ITA.
1
Títulooriginal:“Adrugstoremodel for teachingE-business”, apresentadona8th InternationalConferenceonConcurrentEnterprising. – ICE2002 - 17–19June ,Rome– Italy. ISBN
0-85358-113-4. p. 461-466.
2
Você deve estar se perguntando: qual a relação entre “semáforo” e “farmácia”? Ora, esse é o semáforo defronte à farmácia.
Notas
os alunos trabalham com conceitos
do dia-a-dia, adaptados para o
ambiente de
e-business
.Omodelode
farmácia para o ensino de e-business
tem sido usado com sucesso nos
últimos 2 anos.